segunda-feira, 29 de junho de 2009

TEXTO DOS ALUNOS SOBRE O RIO LAJEADO CURTUME - GRUPO III

Para nós o seminário foi bem importante. O rio Lajeado Curtume está muito poluído porque algumas casas não construíram a fossa e por isso os dejetos caem no rio. Algumas casas estão praticamente em cima do rio e desrespeitando a Lei que é de 15 metros de distância. Ao redor do Lajeado Curtume tem bastante entulho, sem falar do mau cheiro. No seminário apareceram fotos de garrafas pet, caixas de madeira, sacolas plásticas e outros entulhos dentro do rio. Ao redor da nascente, o certo seria ter 50 metros de mata. Antigamente as pessoas pensavam em derrubar as árvores para fazer lenha e para construir suas próprias casas ou ainda para utilizar o terreno para suas plantações. Já hoje, pensamos de uma forma totalmente diferente, hoje pensamos em preservar o que ainda temos, mas muitas pessoas que ainda não se conscientizaram, cortam as árvores e poluem os rios. Devemos nos unir e buscarmos soluções para os problemas da poluição nos rios.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

TEXTO DOS ALUNOS SOBRE O RIO LAJEADO CURTUME - GRUPO II

O rio Lajeado Curtume é cortado em vários. A nascente, a cachoeira e as pontes que existem perto do posto de saúde. Foi lá na ponte que o meu grupo realizou o trabalho. O Lajeado tem sérios problemas de esgoto, de poluição e mortalidade de peixes. Todos os esgotos que saem das casas do nosso bairro vão parar no Lajeado Curtume. Não deveria acontecer isso, mas acontece e muito. Vamos relatar alguns problemas relacionados ao rio. Em certo ponto o rio passa a ser canalizado ou seja, todo o esgoto das casas vai pro rio e passam a descer com ele. A nascente é circundada por um potreiro. O problema é que na nascente existem poucas árvores para sua proteção, por isso o grupo que foi até lá, plantou árvores no local. A cachoeira tem pouca água limpa porque está perto de uma fossa sanitária, por isso nesse ponto a água está muito poluída. Observamos ainda nas margens, um carrinho de coleta de lixo abandonado e vários pneus jogados no leito do rio.

TEXTO DOS ALUNOS SOBRE O RIO LAJEADO CURTUME - GRUPO I

Nós da EBM Maria Petroli, fizemos uma trilha no rio Lajeado Curtume que passa pela nossa escola. Os professores dividiram os alunos em quatro grupos, sendo que um grupo foi designado para entrevistar os moradores antigos do bairro. Nosso grupo visitou a nascente e quando estavamos lá plantamos umas mudas de árvores as margens do Lajeado Curtume. Nossa escola ganhou um Ecokit para observar-mos as condições da água do Lajeado Curtume. Fizemos uns testes para ver se o Lajeado estava poluído ou não. Cada grupo foi para um exato lugar. Alguns foram para a nascente, outros para a cachoeira, outros para a ponte perto do atacado de frutas e outros para a foz do rio. O grupo de entrevista ficou no bairro conversando com os moradores. A trilha foi no dia 18 e 22 de Junho de 2009. Posteriormente os grupos fizeram uma apresentação de suas observações em forma de trabalho escolar. Todos os trabalhos foram bem legais e nós esperamos que as pessoas se conscientizem do perigo que estão correndo poluindo nossos rios.

terça-feira, 23 de junho de 2009

PROJETO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO LAJEADO CURTUME

PROJETO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO LAJEADO CURTUME

Apesar de sua imensurável importância a água potável torna-se cada vez mais um bem escasso. O crescimento populacional e industrial tem provocado um aumento cada vez maior na demanda por recursos hídricos. Escassez e mau uso da água representam sérios e crescentes problemas que ameaçam o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental. A água quando utilizada como bem econômico, necessita ser usada com ética, minimizando-se o desperdício e a poluição. Todas as formas e modos de vida dependem da água. Quando por qualquer motivo, a água para de sair das torneiras ou poços e fontes secam, as rotinas domésticas são abaladas, surgem problemas sanitários, as fábricas param e a agricultura sofre. É preciso lembrar que esta água da qual o homem tanto depende, também depende dele. Ela não é inesgotável. O aumento populacional, associado ao mau e ao desperdício tendem a intensificar ainda mais a demanda por água. Desta forma a Escola Básica Municipal Maria Petroli, como órgão promotor do conhecimento, não pode ficar alheia a esse fato tão significante. Através do desenvolvimento do Projeto Monitoramento Da Qualidade Da água Do Lajeado Curtume, pretendemos que nossos alunos e a comunidade em geral internalizem conceitos, mudem posturas e desenvolvam ações que venham a contribuir para minimizar a falta de cuidados em relação aos recursos hídricos e conseqüentemente aos demais recursos naturais de forma que possamos buscar uma melhor qualidade de vida. PROFESSORA MARITÂNIA

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Caminhada a Nascente do Rio Lajeado Curtume.

Passeio estudo do Rio Lajeado Curtume
Quarta-série na caminhada a nascente do rio Lajeado Curtume feita no dia 18/06/09. Terceira-série presente na caminhada com sua energia total! Segundo ano, fazendo a farra na caminhada perto da cascata.
Segundo ano na nascente do rio.
Diones explicando sobre a vegetação do local.
Foi um passeio estudo maravilhoso, onde os alunos poderam observar o rio desde sua nascente até a passagem pela antiga escola, concluindo sobre como podem fazer para ajuda-lo a ficar menos poluido.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Bem Vindos!

Sejam todos bem vindos ao nosso blog! Através dele, pretendemos nos comunicar com toda a comunidade EBM Maria Petroli, bem como com outras escolas de nosso Município e região, divulgando trabalhos, textos e atividades desenvolvidas por nossa escola. Obrigado pela visita!