terça-feira, 22 de setembro de 2009

CAMPEONATO DE XADREZ

V CAMPEONATO DE XADREZ E.B.M. MARIA PETROLI
Caros amigos, a Escola Básica Municipal Maria Petroli está divulgando o V Campeonato de Xadrez, a ser realizado no dia 23 de setembro. Abaixo detalhes do evento. Mais informações falar com Orientador de Xadrez. Categorias: De 1ª à 8ª série, separado por 4 categorias: •1ª e 2ª série •3ª e 4ª série •5ª e6ª série •7ª e 8ª série Local: Escola Básica Municipal Maria Petroli, rua Leônidas Fávero – 1160, Bairro Arvoredo, Fone/fax 34423990. Programação:Dia 23 de setembro, quarta-feira, dia da competição. Inscrição: até o dia 22 de setembro, na secretária. No dia do Campeonato de Xadrez os inscritos deverão apresentar-se à direção dos jogos para conferência dos nomes. 1ª rodada> 07:30 horas e mais quatro rodadas, com horário provável de encerramento às 11:30 horas. Premiação:Será realizada após o termino da 5ª rodada. Medalhas do 1º ao 3º colocado – Ouro, prata e bronze. Arbitragem: Ernani Zanella e Laoyr Mighoretto Jr.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROJETO POESIA NA ESCOLA

Identificação: EBM MARIA PETROLI Município: CONCÓRDIA Período: SETEMBRO A NOVEMBRO DE 2009 OBJETIVOS: * Construir um projeto de poesia na escola, interdisciplinar, efetivo, analisado nas várias disciplinas, provocativo, educativo e, sobretudo que alimente o hábito para a leitura; * Tornar a poesia prática constante para sensibilizar o cidadão do que acontece no nosso dia-a-dia, a injustiça, a paixão, a perda, a ilusão, a morte, a esperança, o amor, enfim, a imaginação e a graça; * Tornar a escola um centro ativo de produção e difusão cultural da comunidade escolar e sua vizinhança; * Valorizar a diversidade cultural da região; * Promover a permanente integração e troca de informações e conhecimentos entre a comunidade escolar; * Realizar atividades que permitam o aluno refletir sobre a importância da leitura; * Fundamentar conhecimentos poéticos com a presença de escritores locais e profissionais das diversas áreas; * Possibilitar momentos para declamação das poesias estudadas nas diversas disciplinas, bem como, socializar com a comunidade; * Propiciar estudos que garantam o princípio do reconhecimento do direito de cada um, isto é, a necessidade de levar em conta as diferenças (étnicas, regionais, de gênero, etárias, religiosas e culturais, etc.) e as desigualdades (socioeconômicas) para que a igualdade seja efetivamente alcançada.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

PARA LER MAIS....

Acredita-se que o ensino da Língua Materna e da Língua Estrangeira é determinado pelo trabalho com práticas de leitura e escrita. Estas práticas muitas vezes são determinadas pelo conjunto de significados construídos sócio-historicamente. O professor, nesse processo, é determinante para construir um aluno que interprete criticamente aquilo que lê. Como as histórias lidas nascem de fatos históricos, acreditei que a disciplina de História poderia contribuir na formação desse aluno crítico e leitor. Os slides apresentados nesse Blog são produções de alunos que investigaram com olhar histórico as obras lidas. Confira o trabalho. Professora Historiadora - Cleonice Bison.