sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exposição de Brinquedos de Papel

Visíta ao Memorial Attilio Fontana

No dia 18 de junho , os alunos do Pré II juntamente com a professora Maristela e a diretora Nádia foram visitar a exposição de Brinquedos de Papel no Memorial Attilio Fontana, promovida pelo SESC. Lá foram recebidas pelo Tito, a Ivete e a Jéssica que explicaram a importância da dobradura no desenvolvimento da coordenação motora e aprendizagem. Apresentaram diversas dobraduras e no final confeccionaram um avião de papel com as crianças. Também assistiram um filme: O corvo e a raposa. É uma exposição é muito linda. As crianças adoraram participar.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Oficina Pedagógica

No dia 23 de junho, reuniram-se no laboratório de informática da escola, pais, professora da oficina pedagógica e orientadora, para uma formação sobre alunos com dificuldade de aprendizagem. Como pauta, orientações de como auxiliar o filho que apresenta dificuldade, como elevar a auto-estima e como estimular a participação dele na oficina pedagógica. Ouvimos os relatos das mães presentes, quanto aos avanços dos filhos em relação a aprendizagem. Orientadora Dionês Del Posso.

quarta-feira, 16 de junho de 2010


Futebol: um jogo de cooperação e respeito

Brasil x Alemanha na final da Copa de 2002. O placar marca 1 x 0 para o Brasil. No segundo tempo, Rivaldo recebe um passe de Gilberto Silva na entrada da área. Numa jogada ensaiada, o atacante engana a zaga adversária, deixando a bola passar por entre as pernas e… gooool de Ronaldo! Rivaldo poderia ele mesmo ter finalizado a jogada. Ficaria com os louros por ser o autor do chute que fez nossa seleção ser pentacampeã. Mas não hesitou em dar preferência ao companheiro, que estava mais bem posicionado. A cena remete ao quarto gol da final de 1970, quando o Brasil ganhou de 4 a 1 da Itália. Até chegar à rede, a bola passou pelos pés de quase todos os jogadores do time.
Essa é uma lição que todas as seleções campeãs têm para dar: em jogo de equipe, ninguém ganha sozinho. Diferentemente dos treinos esportivos profissionais ou amadores – cujo objetivo é melhorar o rendimento de cada atleta e aprimorar a performance do time para vencer qualquer partida -, as aulas de Educação Física têm como uma das principais metas despertar nos alunos o senso de igualdade e solidariedade.
Em quadra, é importante ajudar a turma a derrubar dois mitos: o primeiro é pensar que futebol é coisa de homem. Boleiras como a alemã Birgit Prinz (eleita três vezes consecutivas a melhor do mundo), a brasileira Delma Gonçalves, a Pretinha (veterana da Copa do Mundo feminina, convocada para jogar nas quatro edições do campeonato), e Marta Vieira da Silva (uma das melhores canhotas do país) estão aí para provar o contrário. Sem contar o time das norte-americanas, único bicampeão mundial. A Federação Internacional de Futebol Association (Fifa) organiza desde 1991 a Copa Feminina – a primeira foi na China. O torneio se realiza de quatro em quatro anos, tem a participação de 16 países e é acompanhado por mais de 500 milhões de espectadores no mundo todo. O segundo mito é o que diz que as pessoas portadoras de deficiência não têm habilidade para os esportes. Elas não só praticam quase todas as modalidades como jogam futebol (e bem) em campo e em quadra. Tanto é assim que a seleção brasileira de futebol de 5, jogado por atletas com deficiência visual, tem um título que o time principal (aquele dos Ronaldos) nunca conquistou: o de campeão olímpico. Pela primeira vez nos Jogos Paraolímpicos de Atenas, em 2004, a equipe verde-e-amarela papou uma medalha de ouro. E não parou por aí. O time de futebol de 7, cujos jogadores têm paralisia cerebral, ficou com a medalha de prata no mesmo campeonato. Palmas para os paraolímpicos do Brasil.
A seleção brasileira na Copa do Mundo – Linha do tempo

Realizada desde 1930, a maior competição do futebol mundial vai tomar conta do país a partir de junho. Conheça a história do torneio e a participação do Brasil no campeonato. Paixão nacional, o futebol não deve ficar restrito às quadras e ao horário do recreio durante a competição. Passados 80 anos desde o primeiro campeonato, não faltam histórias sobre o torneio vencido cinco vezes pelo Brasil.
1905
A Fifa, Federação Internacional de Futebol, propôs a competição. No entanto, a ideia não despertou o interesse de nenhum país. Uma nova tentativa foi feita nove anos depois, mas nem desta vez o campeonato mundial emplacou, por causa da Primeira Guerra Mundial, que estava começando e se estenderia por quatro anos. 1
930

A primeira Copa do Mundo aconteceu em Montevidéu, no Uruguai. Quatro países europeus e nove sul-americanos participaram da competição, vencida pelo dono da casa. Na final, a seleção uruguaia derrotou a argentina pelo placar de 4 a 2. Nesse primeiro mundial a participação do Brasil foi um grande fiasco. Nossa seleção não passou da primeira fase.
1934
Na Copa realizada na Itália, o Brasil teve o mesmo fraco desempenho.
1938
O Brasil fez uma boa campanha na França e, pela primeira vez, o torneio mobilizou o país, que torcia acompanhando os jogos pelo rádio.
1950
Por causa da Segunda Guerra Mundial, a competição ficou suspensa por 12 anos. Os países europeus ainda sofriam os efeitos do conflito e o Brasil foi a sede do evento. Jogando em casa, nossa equipe fez ótima campanha e chegou à final contra o Uruguai precisando apenas de um empate. Mas, em pleno Maracanã, diante de 200 mil torcedores, a seleção canarinho fracassou.

1958

Presente em todas as copas, o Brasil ganhou seu primeiro título na Suécia. Foram convocados Pelé, Garrincha e até Zagallo, antigo técnico da seleção.
1962

A seleção brasileira conquistou o bicampeonato no Chile.

1970
No México, veio o tri para a seleção brasileira.

1994
Depois de 24 anos de jejum, nosso time levantou a taça pelo tetracampeonato após uma emocionante disputa de pênaltis contra a Itália, nos Estados Unidos.
1998
O Brasil chegou à final, mas perdeu para a França, pais-sede do torneio.
2002
Na Copa realizada no Japão e na Coreia do Sul, sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari, o time saiu invicto da competição, conquistando o pentacampeonato.
2006
Na Copa da Alemanha, a campanha brasileira deixou a população frustrada. A seleção perdeu novamente para a França, dessa vez nas quartas-de-final.

2010
O Brasil joga em busca do hexacampeonato na África do Sul, primeiro país africano a sediar a competição.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

V Maratona de Contos

As turmas de segundo ano, terceiro ano e quarta série, nos dias 10 e 11 de junho, participaram da V Maratona de Contos que aconteceu na EEB Prof. Olavo cecco Rigon. Este evento é mais uma iniciativa do SESC.
Os alunos do segundo ano assistiram o espetáculo: poesia e música infantil com os atores Ediee e Renata e o espetáculo: contos de fadas que você ainda não conhecia... Com a contadora Karen Auler. Durante os espetáculos os alunos participaram apresentando parlendas, dançando com os artistas e falando em coro.
Ja as turmas do terceiro ano e da quarta série participaram do espetáculo: contação de história, com a contadora Valciria Licks e assistiram o filme: Kirikú e a feiticeira. Após o evento as turmas fizeram lanche e brincaram no parque da praça Dogello Goss

.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Alunos 1º Ano