sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Poesia publicada no Diário do Oeste

O jornal Diário do Oeste, publicou nessa sexta-feira, dia 19/11, no caderno EmCena, de Gina Pontes, a poesia declamada pela aluna Marieli Boeira, 7ª série, no Memorial Atílio Fontana. Na semana da Consciência Negra, Marieli destaca a luta da mulher negra contra o preconceito racial. Leia!

MULHER NEGRA

Sou mulher
Sou negra
Escura como a noite
Fui corpo
E como mucama limpei o caminho do meu senhor.
Fui corpo, sangue e orifício para prazer do outro.
Negrimaculei a alvazia sociedade
Costurei o rasgo da invisibilidade.
Fui guerreira e acordei para a vida
Mostrei para o mundo inteiro
Como eu e todos os meus irmãos negros
Somos guerreiros
Sou mulher
Sou negra
Sou pobre
Sou história
Escura como o Nilo
Escura como a noite
Sou mulher.
Michele Iacocca

Nasceu na Itália, tem formação em Artes Plásticas, veio jovem para o Brasil e aqui fincou suas raízes.
Chargista, cartunista, tradutor, escritor, foi durante anos diretor de arte de agências de publicidade e editoras. Publicou seus trabalhos nos principais jornais e revistas do país. Autor e ilustrador de mais de uma centena de livros, entre eles os premiados Eva (Massao Ohno), Vacamundi, (Merck), O que fazer? (Ática), Doente imaginário (Global), Primeiro amor (Global), As aventuras de Bambolina (Ática) .

Veja abaixo alguns de seus livros e atividades realizadas na hora do conto


A Borboleta e a Tartaruga

Para a tartaruga o dia é longo demais, para a borboleta nunca é suficiente. Será que dois seres tão diferentes podem ser amigos?

O cachorro e a pulga
O cachorro se arrumou bem bonitinho para ir à festa. Só que não contava com um detalhe: a pulga também estava louquinha para curtir a noite..

O Gato e o Novelo de Lã
Um gato brincalhão jamais consegue resistir a um novelo de lã. Só que esse brinquedo pode meter um gato desavisado em encrencas!

Dia da Criança

.

Hora do Conto

O Leão e o Ratinho

A solidariedade é o tema desta fábula de La Fontaine. Atualizada, O Leão e o Rato conta a história do rato Miguel e do rico leão Rodolfo, que um dia ajuda o pobre ratinho. Mas, quem imaginaria que um dia o poderoso leão poderia receber algo em troca de sua ajuda?
A vida prega peças, e a coragem do pequeno Miguel salva a vida de Rodolfo, recompensando seu gesto.

Quer saber mais sobre esta história. Venha até a Biblioteca e leia este livro.
A Atividade realizada a partir do livro O LEÃO E O RATINHOO, foi muito apreciado pelos alunos e possibilitou várias discussões sobre o espírito de solidariedade e companheirismo.
Dolores Dolorida!
Escrito com graça e poesia pela professora Vera Cotrim e ilustrado com igual talento e muitas cores por Tatiana Paiva, Dolores dolorida é uma encantadora e bem-humorada história sobre uma serpente doente da cabeça à cauda – ou suas dores seriam, simplesmente, uma forma diferente de demonstrar que estava carente? Em sua estréia como escritora, a autora oferece aos pequenos, e a seus pais e professores, uma sensível e divertida alegoria daquilo que somos capazes de fazer para chamar a atenção e pôr à prova o carinho e a amizade daqueles que nos cercam.Com uma narrativa em versos curtos e rimados e delicadas ilustrações criadas com tecidos, papéis e objetos, o livro acompanha a sofrida rotina de Dolores e os esforços de seus amigos da mata para ajudá-la. Ora é o estômago, ora a garganta, dor de dente, então, nem se fala! A pobre Dolores vive tão cheia de dores que nem mesmo a chegada da primavera, com suas flores, cheiros e cores, a tira da cama. Enrolada noite e dia em seu cobertor, a combalida serpente ganha diariamente o carinho de seus amigos. A rã, o sapo e até mesmo a formiga, sem medo de uma mordida, levam remédios, unguentos, palpites para ajudar a amiga, mas Dolores está sempre dolorida reclamando da vida. Do alto da árvore, dona coruja, sábia e desconfiada, sabe bem qual é o remédio que vai curar Dolores. A bicharada, então, resolve organizar uma grande festa para celebrar o fim da primavera e a chegada do verão e acaba se esquecendo de convidar a doente (afinal, ela precisa de descanso, não é mesmo?!). Será que a dolorida serpente vai ficar fora dessa ou dará, finalmente, adeus a suas dores?
Venha até a biblioteca e confira!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

20 de novembro - dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da Princesa Isabel.
A EBM Maria Petroli, através da disciplina de História, desenvolve o tema: Educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura Afro-Brasileira e Africana, tendo como objetivo, entre outros, "conduzir à compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos étnico-raciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem sua história; promover discussões sobre as relações raciais no ambiente escolar; valorizar a história dos povos africanos e a cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira".

Endereços eletrônicos de Organizações negras e instituições de combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
ABC Sem Racismo- http://www.afropress.com/links.htm
Afrobrás - http://www.afrobras.com.br
Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras - http://www.mulheresnegras.org.br
Centro de Estudos Afro-Asiáticos - http://www.ucam.edu.br/ceaa
Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra - Afro Brasil - http://www.afrobrasil.palmares.gov.br
Fala Preta! - http://www.falapreta.org.br
Fundação Cultural Palmares - http://wwwpalmares.gov.br
Núcleo de Estudos Negros - NEN - http://nen.org.br
Observatório Afro-brasileiro - http://www.observatórioafrobraasileiro.org
Beleza Negra - http://www.belezanegra.com
Quilombos de Ontem e de Hoje - htpp://www.peacelink/zumbi/afro/quilombo.html
Fonte: recortes da internet e Wikipédia.

19 de novembro - dia da Bandeira

História

A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.

Normas 

Existem normas específicas nas dimensões e proporções do desenho da Bandeira Brasileira. Ela tem o formato retangular, com um losango amarelo em fundo verde, sendo que no centro a esfera azul celeste, atravessada pela faixa branca com as palavras Ordem e Progresso em letras maiúsculas verdes. Essa faixa é oblíqua,  inclinada da esquerda para direita. No círculo azul estão 27 estrelas, que retratam o céu do Rio de Janeiro, incluindo várias constelações, como, por exemplo, o Cruzeiro do Sul. As estrelas representam simbolicamente os 26 Estados e o Distrito Federal. A única estrela que fica na parte superior do círculo representa o estado do Pará. A Bandeira Nacional é hasteada de manhã e recolhida na parte da tarde. Ela não pode ficar exposta à noite, a não ser que esteja bem iluminada. É obrigatório o seu hasteamento em órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) em dias de festa ou de luto nacional. Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos.

Dia da Bandeira 

O dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, como o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do Hino à Bandeira. Bandeiras presidencial e vice-presidencial.
Além da Bandeira Nacional do Brasil que todos conhecemos muito bem, existem duas outras bandeiras brasileiras oficiais: a bandeira presidencial e a bandeira vice-presidencial.

Curiosidade: 

- As quatro cores da Bandeira Nacional representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Com o passar do tempo esta informação foi sendo substituída por uma adaptação feita pelo povo brasileiro. Dentro deste contexto,  o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do Brasil, o azul o seu céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil.
- A versão atual da Bandeira Nacional Brasileira com 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatro estrelas (antes eram 23 estrelas) representando os estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. Fonte: Internet

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Alfabetizadora
Ser alfabetizador é ter tido a presença de um mestre que descerrou o véu e nos fez andar em letras, sílabas e palavras, para aprendermos o significado da leitura e escrita. Queremos, neste dia, ressaltar a figura do educador que move o processo de alfabetizar crianças.
Se buscarmos na memória de cada um de nós um nome que jamais será esquecido, um vulto que, com o passar dos anos, perde o contorno nas sombras do tempo, mas cuja voz ecoa na nossa consciência, esse nome é o de nosso primeiro mestre.
A vocês, professoras Ineide e Andréia que não tem poupado esforços para ensinar e orientar com sabedoria.
PARABÉNS!!! Amigos da EBM Maria Petroli/2010


Diretora Nádia
Parabéns pelo seu dia, que Deus ilumine seus passos e que esteja sempre lhe dando forças para continuar essa caminhada.
Você é uma pessoa comprometida com seu trabalho e que sempre acreditou na força da educação e em seu poder transformador...


A você Nádia...

Todo o nosso carinho! Parabéns...
Conte conosco...
Felicidades!
Amigos da EBM Maria Petroli/2010