quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encerramento Recreativo do 1º semestre.

No dia 20/07/2011, as turmas do pré até o quarto ano da EBM Maria Petroli, participaram de um dia de aula diferente, onde 125 alunos das oito turmas da escola, realizaram um rodízio de atividades: informática, modelagem, brinquedos de montagem, filme educativo, música em espanhol, pintura, jogos e hora do conto. Esse dia foi realizado pela necessidade, sentida pelas professoras, dos alunos brincarem, pois a maioria quando está em casa fica em frente das tvs e computadores e não se relacionam com outras crianças fora da escola. Foi um dia muito divertido onde as crianças puderam brincar com respeito e entrosamento, aprendendo a dividir e ter limite de espaço.

Escolinha de dança se apresenta na FMC.

A escolinha de dança da EBM Maria Petroli, participou da "Mostra de Quadrilhas e Danças Juninas 2011", realizado pela FMC e como todas as escolas, recebeu o troféu de participação. A escolinha esteve sob o comando da professora Isabela Troian. Abaixo as fotos da apresentação.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Aprendendo com os erros.

Projeto realizado na EBM Maria Petroli exercita valores por meio da fala e da escrita. Os valores são o foco dos trabalhos na EBM Maria Petroli neste ano. Dentro desta temática, o professor de Língua Portuguesa, Adelar Hermes, propôs um projeto de pesquisa e produção literária, com cunho interdisciplinar, que foi prontamente aceito pela escola. A ideia é, basicamente, fazer com que os estudantes aprendam com os próprios erros e acertos. Hermes explica que isso acontece porque os alunos são desafiados a pesquisar temas diversos, sorteados em sala de aula, e depois produzir textos. Todo este trabalho é feito individualmente, sob a orientação do professor, que faz as correções necessárias e coordena as apresentações, feitas semana passada, dias 13, 14, 15 e nesta semana dia 18 de julho, para todos os colegas de classe. Apesar da inibição, todos tiveram que apresentar o que produziram. Segundo Hermes, assim eles puderam exercitar uma ferramenta que será essencial para eles próprios se defenderem no futuro: a fala. O professor pontua que a oratória é fundamental para que os alunos possam reivindicar direitos e deveres, como verdadeiros cidadãos. De acordo com Hermes, esta foi a primeira vez que um trabalho deste tipo foi realizado na EBM Maria Petroli. Ele comenta que diversas dificuldades estão sendo enfrentadas, tais como indisciplina e preguiça, mas destaca que algo precisa ser feito para "moldar" estes alunos e fazê-los amadurecer para a vida em sociedade. O professor ressalta que a escola é o lugar ideal para os jovens exercitarem não somente a fala, mas também a convivência e os valores. Conforme ele, este trabalho vale a pena pela iniciativa e também pelos resultados, pois mesmo pequenos eles são significativos. "Mesmo o aluno mais relapso aprende alguma coisa", comenta o professor Adelar Hermes. Texto extraído de "O Jornal" - edição de 16 de julho de 2011. Por Camile Antunes.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Catedral de São Basílio - 450 anos de História.

Quem ligou o computador hoje, 12/07/2011 e clicou no navegador firefox para abrir o Google, viu que o logotipo relembra os 450 anos de fundação da Catedral de São Basílio. O templo monumental, fica localizado na Praça Vermelha de Moscou. Considerado desde 1990, Patrimônio Mundial da Unesco. A Catedral, foi construída por ordem de Ivã o Terrível, em homenagem à conquista russa de Kasan e Astraçã. Segundo a lenda, o Czar Ivã gostou tanto do templo que mandou cegar o seu arquiteto, Postnik Yakovlev, para que ele não tivesse condições de construir uma obra parecida em outra cidade. Desde 1928, a Catedral também funciona como filial do Museu Histórico do Estado. Recentemente, foram concluídas as obras de reforma da Catedral, que demoraram 10 anos e consumiram 390 milhões de rublos, cerca de 22 milhões de reais. Abaixo uma imagem atual da maravilhosa Catedral.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto Palavra's no Teatro Maria Luiza de Mattos.

A escola EBM Maria Petroli prestigiou ontem o Projeto Palavra's, que foi apresentado especialmente no Teatro Municipal Maria Luiza de Matos. Teve poesia, música, dança e também muita interpretação de Marcos Terras. O palco do Teatro, que é grande, encheu-se de sensibilidade, encanto, leveza, arte e por que não dizer "amor". Embora a poesia ou a música, fosse por vezes uma só pessoa, a imaginação saturava qualquer vazio despretensioso. Conforme previsto no script do projeto Palavra's, janelas se abriram e quem lá estava, debruçou-se no parapeito da janela para ouvir e ver a poesia, a música e a dança passarem. Algumas cadeiras estavam vazias, mas muitas ocupadas, cheias de desejo artístico e aguçada curiosidade. Os que reclamam da falta de opções culturais, perderam a oportunidade de abrirem suas janelas para a brisa e o sol entrarem e por consequencia, deixarem a arte ocupar-lhes o lado obsoleto ou obscuro da imaginação. Parabéns ao projeto Palavra's e aos felizes seguidores da cultura que lá estiveram.