quarta-feira, 23 de maio de 2012

Homenagem - DIA DAS MÃES


CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE ARGILA

Os alunos do 4º ano, com a orientação da professora Luciane Garcia, construíram o mapa do relevo de Santa Catarina.









Os alunos de a EBM Maria Petroli indo prestigiar a assinatura de Ordem de Serviço para a construção do CMEI no bairro Arvoredo.



Criação de um novo CMEI


Os bairros Jardim, União e D`Itália serão beneficiados com a construção de mais um Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Arvoredo. A ordem de serviço será assinada pelo prefeito João Girardi, no próximo dia 22, a partir das 9h. O investimento gira em torno de R$ 330 mil e terá capacidade para atender 80 crianças. 
A empresa Lupa Construções Ltda, de Lindóia do Sul, terá 90 dias para concluir a obra que será contemplada com sete salas de aulas, uma biblioteca, um recreio coberto, cozinha e refeitório e salas para professores, secretaria e direção. De acordo com Girardi, a intenção é suprir 100% da necessidade de vagas nos CMEIs até 2013. Ele afirma que os investimentos na área são constantes e permanentes para garantir qualidade nos atendimentos.
O novo CMEI será instalado na antiga edificação da Escola Básica Municipal Maria Petróli. Atualmente a área construída é de 444 metros quadrados, porém com as melhorias e implantação o espaço terá quase 670 metros quadrados. Girardi reitera que o local é acessível e atenderá a necessidade dos moradores que residem nas proximidades.
Para definir o nome do CMEI do bairro Arvoredo/Jardim vai ser realizado um concurso envolvendo alunos da EBM Maria Petroli.

Fonte: Radio Rural



quinta-feira, 17 de maio de 2012

Conselho de Classe

No dia 17 de maio, os professores reuniram-se para o primeiro Conselho de Classe. Neste ano acontecerão apenas três conselhos devido a nova legislação que organizará a avaliação trimestral. 


OAB Concórdia está mobilizada contra a Violência








Nossa escola será a pioneira nesse projeto.

Fanfarra




Projeto Paz

No ano que passou nossa escola participou do concurso promovido pelo Lions Club São Miguel, com o tema: “As crianças sabem da Paz”. Tendo como objetivo incentivar os alunos participantes a pensar sobre a paz e a sua importância no mundo atual, bem como estimular, através do desenho a reflexão sobre o tema proposto, sempre de forma construtiva. Partindo desse objetivo, organizamos um planejamento que desse conta da proposta, que era a de oferecer aos alunos com idade de 11 aos 13 anos, a oportunidade de criarem um desenho sobre o tema. Desses foram selecionados os melhores, sendo julgados por uma equipe de professores, direção e organizadores, sob a responsabilidade da Sra. Irma Casagrande representando o Lions Club São Miguel. O desenho selecionado para concorrer a nível regional foi do aluno da 6ª série Gabriel Cuz. Neste ano, no dia 18 de maio o aluno foi homenageado pela entidade, recebendo certificado de participação. O avô de Gabriel, Sr. Juvêncio Cruz, a professora de artes Sra. Zilma Poyer e a diretora Sra. Cleonice Bison estiveram presente no ato.
Abaixo discurso proferido pela diretora, na ocasião:
Para os que desconhecem a unidade de ensino, localiza-se no Bairro Arvoredo e além de atender as crianças deste bairro, ainda atende o Bairro Jardim e a Vila União.
Antes de falar sobre a arte homenageada hoje, bem como o homenageado,gostaria de falar sobre paz.
A escritora Marina Colassanti alerta que estamos nos acostumando a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E aceitar a guerra, aceitar os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceitamos não acreditar nas negociações de paz.
Aceitamos ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
Acredito que a citação é um grito de paz. E um pedido para não aceitar a guerra como normal e a paz como simples utopia.
Todos que se envolveram neste projeto pelo trabalho pela paz estão de parabéns. Gabriel, você representa 230 crianças que na nossa escola abraçaram a causa e estamos aqui porque os membros do Lions Club oportunizaram o belo trabalho desenvolvido na escola.
Somo parceiros e enquanto a luta for pela paz ampliaremos as fileiras.
Obriagada.




segunda-feira, 14 de maio de 2012

Jogos Interséries


No dia 11 de maio ocorreram os Jogos Interséries, que sempre são muito esperados pro todos. Como sempre, foi um sucesso!







Entrega das Medalhas 




Com sucata, madeira e outros materiais, crianças montam seus próprios brinquedo, com a colaboração dos pais.

A brincadeira infantil é a forma da criança manejar experiências, criar situações para dominar a realidade e experimentá-la. Segundo Teles (1999) brincar se coloca num patamar importantíssimo para a felicidade e realização da criança, no presente e no futuro. Brincando, ela explora o mundo, constrói o seu saber, aprende a respeitar o outro, desenvolve o sentimento de grupo, ativa a imaginação e se autorrealiza.
 Telles (1999) acrescenta que a criança que não brinca, desenvolve muito cedo, a noção do “peso” da vida, na tem condições de se desenvolver de maneira sadia e que de alguma forma, esta lacuna irá se manifestar em sua personalidade adulta. Se não se tornar completamente neurótica, percebe-se, em seu comportamento, traços neuróticos e até psicóticos e, muitas vezes, esta pessoa carregará sempre a vida como se esta fosse uma provação, um sacrifício, um dever a ser cumprido. Dificilmente conseguirá soltar-se, ser feliz com as pequenas coisas e sentir prazer com o genuíno.
Telles (1999) explica que brincando a criança também coloca para fora as usa emoções e personaliza os seus conflitos. O brincar estimula a criatividade, a imaginação, aprofunda, para a criança, a compreensão da realidade.  
Trazendo as brincadeiras dos velhos tempos para a nova geração, pais e filhos constroem juntos brinquedos com madeira, sucata e outros materiais.
O auxílio dos pais é necessário para a execução dos brinquedos, e isso ensina às crianças o respeito aos pais, que, por sua vez, sentem-se realizados. Usando sucata, as crianças aprendem a valorizar os recursos que têm. 
Como as crianças, se encantam com o que veem, relembram brincadeiras, resgatam da memória brinquedos queridos. Mais adiante, estão lá, envolvidos na construção de carrinhos, fazendo fantoches, bonecos, trabalhando, brincando, se divertindo juntos, pais e filhos!
O resgate de brinquedos e jogos das antigas gerações podem ajudar as crianças a dar mais valor a este tipo de diversão, desenvolver habilidades motoras e dando mais espaço para que pais e filhos se divirtam. Seja em brincadeiras ou nos brinquedos desenvolvidos, a imaginação está sempre solta e o desenvolvimento da criança anda junto com aprendizado e diversão. 





quinta-feira, 10 de maio de 2012

Videira

Os alunos da 8ª Série visitaram o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin, em Videira.
O observatório oportunizou aos alunos a experiência de visualizar o universo e experimentar o fascínio de planetas e estrelas. A turma foi acompanhada pelos professores Aline e Wanderlon.
Inaugurado em 2003, através de parceria entre a Administração Municipal de Videira e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Observatório Municipal Astronômico Domingos Forlin é a concretização de um sonho científico, no campo da Astronomia, e projetou o município para todo o Estado, para o Brasil e para o mundo. Entre os fenômenos registrados e visualizados no Observatório, destacam-se eclipses lunares, chuvas de meteoros e alinhamento de planetas. Para isso, o local conta com programas educacionais de última geração, projeções de imagens, estrelas, planetas, constelações, nebulosas e asteróides.