quinta-feira, 25 de abril de 2013

Passeio Estudo ao Museu Fritz Plaumann

Nesta segunda-feira, dia 15/04, as turmas do terceiro ano e quinto ano fizeram uma visita ao Museu Fritz Plaumann. Lá os alunos conheceram um pouquinho da vida de pesquisador e viram a coleção de insetos que existe no museu, podendo refletir sobre os conteúdos estudados na escola. O Museu fica numa aconchegante casa construída na década de 40, cercada de um bem cuidado e florido jardim, no município de Seara, interior de Santa Catarina, lá viveu um dos milhares de imigrantes alemães que chegaram ao Brasil no início do século. A história desse teuto-brasileiro seria igual à de tantos outros imigrantes do sul do país que trabalharam duro para garantir as condições mínimas de sobrevivência, mas Fritz Plaumann, se tornou um dos mais respeitados entomologistas do mundo. Em 70 anos de trabalho dedicado e apaixonado, esse caçador, colecionador e estudioso de insetos conseguiu classificar um total de 17 mil espécies. Dessas, 1.500 eram desconhecidas da ciência. 


Relatórios do 5 ano sobre a visita estudo:

Hoje, dia 15/04, nós do quinto ano conhecemos o museu Fritz Plaumann, lá assistimos um vídeo sobre a vida do homem que deu origem ao museu. Ele era um colecionador de insetos, que ele mesmo caçava, catalogava e fazia o estudo sobre a espécie.
 Ele capturou vários insetos da fauna brasileira, alguns minúsculos e outros gigantes. Lá nós vimos: borboletas, besouros, mosquito da dengue, bicho-pau, libélulas, baratas, grilos e muitas outras espécies.


Neste museu tem objetos que pertenceram ao pesquisador, que ele usava para capturar os insetos e estudá-los. Tinha também uma sala com figuras de pedras e outra sala com crustáceos, aranhas, morcegos e pele de cobra.


Foi um passeio muito interessante, pois conseguimos relacionar o que aprendemos na sala de aula com o que vimos no museu, adorei o passeio!

Aluna: Vanessa Becker


No dia 15/04 as turmas do 3 e 5 ano foram ao Museu Fritz Plaumann, onde aprenderam várias coisas. Fritz Plaumann foi um  grande historiador de insetos, alguns desses nem existem mais em nossa fauna, mas conseguimos conhecê-los graças a existência dessa coleção.Lá tinha espécies muito bonitas e outras bem loucas, como besouros gigantes e percevejos minúsculos ou gigantescos.

O que mais gostei foi das borboletas, que eram muito lindas e grandes, algumas brilhantes.

No Museu existem várias espécies de insetos: percevejos, borboletas, baratas, besouros, grilos, gafanhotos, etc.

Lá também existe uma sala com pele de cobra, crânios de animais, morcego, aranhas e crustáceos. E outra sala com fotos de pedras muito lindas que o Fritz Plaumann recortou de um cataloga e colocou em quadros.


Foi um passeio muito dez, pois conseguimos ver na prática o que aprendemos em sala de aula. Precisamos sair mais da escola e conhecer outros lugares assim.

Aluna: camille Risello

Relatórios do 3º ano sobre a visita estudo:

No dia 15 de abril, os alunos do terceiro ano e do quinto ano foram fazer um passeio no Museu Fritz Plaumann que fica situado no Município de Seara para observar os insetos.
Quando chegamos lá , a filha adotiva do seu Fritz , mostrou um documentário sobre a vida dele. Seu Fritz saia da sua casa as cinco horas e trinta minutos no período da manhã e retornava no final do dia, sendo que le ficava na floresta o dia todo observando e coletando os insetos.
O documentário durou vinte minutos, quando acabou , a responsável mostrou as salas do museu onde ficavam os insetos.
No Museu tinha; borboletas diurnas e noturnas, aranhas de diversos tamanhos, gafanhotos, bicho de paú, moscas, mosquito da dengue e besouros..
Saimos do museu às dez horas, fizemos o lanche dentro do ônibus e chegamos na escola as onze horas e trinta minutos. No ônibus eu filmei os meus colegas sobre o que eles acharam do passeio.
Aluno(a)Ana Carolina Porto
Professora: Ineide H.W. Piassa



Produção individual sobre o passeio realizado no Museu Fritz Plaumann.
Nós fomos de ônibus para o museu Fritz Plaumann.
Quando chegamos , fomos recebidos pela filha adotiva do seu Fritz.
Assistimos um documentário que falava sobre a vida dele e também mostrou como era realizado o seu trabalho na coleta dos insetos.
Em seguida a responsável mostrou os insetos coletados, suas roupas, objetos antigos que ele usava para analisar os insetos.
No museu eu vi borboletas diurnas e noturnas, bicho-de-paú, aranhas, besouros, libelulas, moscas , mosquitos...
Quando voltamos para escola fizemos o lanche dentro do ônibus. Sendo que todos nós compartilhamos o lanche com os colegas.
O passeio foi maravilhoso, eu amei e queria ter ficado mais lá para aprender. 
Aluno: Luis H. Rigon
Professora: Ineide H.W. Piassa
 




sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pão Colorido

 Os pães coloridos fizeram o maior sucesso, além de lindos, estavam uma delícia.
Aprovação total da criançada.
Parabéns Neusa!


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dia da Fruta

No dia 08/04 as crianças do Pré I trouxeram muitas frutas. Sentimos o cheiro, contamos as frutas e separamos por cor. A tia Neusa pegou as frutas e fez a salada de frutas para nós. Depois fomos até o refeitório e comemos a salada de frutas. Estava muito deliciosa.
Aprendemos que devemos comer todos os dias frutas, para termos boa saúde.
Texto produzido coletivamente











quarta-feira, 3 de abril de 2013

Turmas 2013


segunda-feira, 1 de abril de 2013