quinta-feira, 23 de maio de 2013

Viagem São Francisco do Sul


Dia 17 de maio as turmas do quarto ano da Professora Joice Goreti dos Santos e quinto ano da professora Luciane Costa Garcia participaram de uma viagem de estudo ao município mais antigo de Santa Catarina e o terceiro do Brasil. Lá visitaram o museu histórico, a igreja matriz Nossa Senhora da Graça, o mercado público, o centro histórico, a bica d’água, o Forte Marechal da Luz, o porto e passearam pela rota dos sambaquis e praias do balneário. Foi uma viagem onde conseguimos rever e aprender muitas coisas sobre a história do nosso estado e país. No de correr da semana estaremos postando trabalhos dos alunos sobre conteúdos estudados na viagem.

São Francisco do Sul
Localizada no litoral nordeste catarinense, a Ilha de São Francisco do Sul é reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do País. Durante o ano, a economia da cidade é focada no Porto, quinto maior em movimentação de contêineres no Brasil, e no recente pólo industrial. Durante o verão, São Francisco do Sul transforma-se em cobiçado destino turístico de Santa Catarina.
Com pouco mais de 36 mil habitantes em 2004, a população da cidade chegou quase a quadruplicar durante o verão. Os visitantes procuram principalmente as praias e balneários, lotando as residências de temporada.

Atrações Turísticas
São 13 praias ladeadas por avenidas pequenas e charmosas, uma baía com 14 ilhas, uma porção continental com cachoeiras e trilhas em meio à Mata Atlântica e diversos pontos históricos, como o Mercado Público e o Forte Marechal Luz.
Uma visita imperdível é o Museu Nacional do Mar, que tem na cidade a exposição permanente de embarcações brasileiras.

Um Pouco de História
Reduto de índios Carijó, a Ilha de São Francisco do Sul recebeu os primeiros europeus em 1504. Curiosamente, foi uma frota francesa, liderada por Binot Paulmier de Goneville, que aportou na cidade. Brancos e índios conviveram pacificamente durante meses, quando a expedição voltou à Europa. Içá-Mirim, filho do cacique Arosca, foi mandado junto com os navegadores com o objetivo de aprender as artes das armas e retornar em seguida. O retorno não aconteceu e Içá-Mirim montou família na França, sendo o primeiro índio brasileiro a pisar no continente europeu.
Passeando pelo centro da cidade, é possível notar várias homenagens ao navegador francês. Já a colonização portuguesa está exposta no casario, nas antigas cariocas que ainda jorram água potável e nas festas e tradições locais, as quais externam a religiosidade da população. O passado indígena está guardado no sambaqui da Praia da Saudade.









Textos produzidos pelos alunos do 5º ano

A viagem a São Francisco do Sul
               Nome:Jéssica Guilherme                                          
  
    O quarto e o quinto ano foram a São Francisco do Sul, com as professoras Joice e Luciane, com a diretora Salete e a merendeira Orfilia, dia 17/05.
   Nós saímos da frente da escola Maria Petroli para viajarmos 11:30 da noite, dia 16/05, quinta-feira. Nós fomos assistindo um filme chamado “O Diário de um Banana 3”, e depois dormimos.
   A nossa primeira descida foi as 8 horas numa cidade próxima a São Francisco do Sul , para tomarmos café da manhã , no restaurante Sinuelo, e também para irmos ao banheiro.
   Nós chegamos a São Francisco do Sul as 9:30 da manhã, lá o guia turístico Roberto nos esperava na frente do museu Histórico.
   A nossa primeira visita foi ao museu Histórico. Quem nos apresentou ao museu foi o Inarao (Ori-gem Africana). Ele nos falou que antigamente a parte de baixo do museu era uma prisão e em cima a câmara dos vereadores. Onde eram as celas agora estão dentro objetos antigos.
   Depois caminhamos pelas ruas do centro Histórico. As casas de lá são todas grudadas e bem antigas.
   Após caminharmos pelo centro Histórico fomos ver a Bica d'água, conhecida também como Carioca, em indígena Casa da Água. Antigamente todos iam lá pegar água, pois não tinham encanações.
   Saindo da Bica d'água fomos para a igreja matriz, chamada: Nossa Senhora da Graça. Logo che-gou na igreja uma mulher que cantou uma música para nós
   Antes de almoçar nós fomos ao mercado público. Eles vendem peixes, frutos do mar, mas o que mais vendem por lá é artesanato.
   Depois disso fomos almoçar em um restaurante frente a uma praia. A comida estava deliciosa.
   Então fomos ver o porto. Lá tinha vários trens carregados de grãos de soja.
   Saindo de lá fomos ao Forte Marechal da Luz, onde antigamente os soldados ficavam para prote-ger a Baía da Babitonga.
   Depois nós fizemos um tur pelas praias, nós andamos muito.
   Então nós fomos lanchar no bar do Banana, em frente a praia.
   No retorno nós paramos no restaurante Nadim 24 hs para jantarmos. Depois de jantar assistimos um outro filme chamado “O Mar Não Esta pra Peixe 3 A Volta dos Tubarões”. E depois dormimos.    
Chegamos na escola por volta das 2 horas
   Eu gostei muito da viagem, nunca tinha ido pra tão longe assim. E essa foi a primeira vez que eu  fui em uma praia.
   Eu acho que a próxima viagem poderia ser para o Beto Careiro, por que nós iriamos nos divertir bastante.



VIAGEM A SÃO FRANCISCO DO SUL
Nome:Maria Clara De Oliveira Souza     

            O 4ºe o 5º ano foram viajar para São Francisco Do Sul com as professoras Luciane Garcia, Joice, a diretora Salete e a tia  da cozinha Orfilia no dia 17 de maio.
            Nossa viagem começou dia  16 de maio , quinta-feira, quando saíamos 23hse30min da frente da escola E.B.M  MARIA PETROLI.  Dentro do ônibus tinha TV e nós assistimos um filme ´O diário de um bananaIII.
            A nossa primeira parada foi no Restaurante Sinuelo para tomarmos café, mas primeiro fomos ao banheiro e depois comer e escovar os dentes .
             Chegamos lá era uma 9hse30min e tinha um guia nos esperando chamado Roberto.
            Nossa  primeira parada foi no museu histórico e o Inarao quem  nos guiou, ele é de (origem africana). O guia nos mostrou aonde levava os mortos, a solitária era a onde deixava os presos rebeldes sozinho e em cima era a câmara de vereadores .
            No centro  histórico as casas eram juntas, as calçadas eram pequenas  e  as ruas de pedras .
            A bica  d´agua se situava em uma praça  e  servia para puxar a água  que vinha da montanha , seu nome indígena  era carioca que significa casa da água.
            Na igreja o altar tinha 5 escadas e a virgem Maria  ficava lá no alto,  tinha onde as pessoas se confessam e  um lugar para colocar dinheiro e acender uma vela.
            O mercado publico  funciona a 513 anos, ele vende artesanato, mas também ele vende  frutos do mar.
            O almoço estava gostoso e depois  fomos conhecer  o porto,  onde o guia  nos explicou  tudo sobre importação e exportação.
            No Forte Marechal Luz  tinha vários canhões,  para  subir  tivemos que andar 1 km, mas  a vista era bonita.
            Fizemos um passeio pelas praias,  nós  passamos  pela prainha,  praia grande, praia forte e Itaguaçu.
            Na volta  paramos  no  bar  do Nadim24hs para jantar e  assistimos um filme `O mar não esta pra peixe 3.
            Foi uma ótima viagem, onde aprendi muitas coisas.

Viagem a São Francisco do Sul

                         Nome: Ludimila Teixeira do Santos.                     

            O 4º e o 5ºano foram num passeio para São Francisco do Sul acompanhados pelas professoras Luciane Costa Garcia e Joice, a diretora Salete e a tia da cozinha Orfilia. Nós fomos no dia 17 de maio de 2013 e saímos da frente da escola dia 16 de maio de 2013  na quinta feira às 23hs30min. Durante a viagem nós assistimos um filme chamado  O diário de um banana 3. Nós nos divertimos muito e depois dormimos.
            Nossa primeira parada foi para tomar café no restaurante Sinuelo numa cidade 20km antes de São Francisco do Sul, descemos fomos aos banheiros e  lanchamos.
            Nós chegamos a São Francisco do Sul às 9hse30min e estava esperando por nós um guia chamado Roberto.
            O guia nos levou primeiro ao museu histórico e lá tinha um senhor que se chamava Inarao (Origem Africana) . Ele nos mostrou onde tinha as celas e que agora tem objetos antigos.
            Nosso segundo passeio foi no centro histórico e lá tinha muitas casas coladas e antigas de arquitetura açoriana.
            Depois nós fomos ver a bica d’água conhecida também como carioca, em língua indígena, casa da água. Antigamente todos iam lá para pegar água, pois não tinha encanações. Saindo da bica d’água chegamos à igreja matriz, chamada Nossa Senhora da Graça. A igreja é bem grande e bonita e apresentava vários detalhes diferentes do nosso.
            Saindo da igreja fomos ao mercado público da vila lá tinha mais mercadorias que eram artesanatos.
            Após fomos ao restaurante de frente a praia, onde  a comida era deliciosa.
            Em seguida visitamos  o porto, onde vimos os trens parados e  cheios de soja para serem embarcados nos navios.
            Chegamos ao Forte marechal Luz, onde antigamente os soldados ficavam lá para proteger a baia da Babitonga.
            Fizemos também  um tur pelas praias, nos andamos muito.
            Por último lanchamos no bar do banana,em frente a uma praia.
            No retorno nós paramos no restaurante Nadim 24 hs e jantamos. Depois da janta assistimos o filme O Mar não está pra peixe 3,a volta dos tubarões.
            Gostaria que tivéssemos mais viagens desse tipo porque conseguimos aprender coisas a mais do que na sala de aula. É muito legal!      

Poesias 5º ano

São  Francisco   do   Sul
Nome: Beatriz  Jacinto  R.

Primeira  vila   catarinense
Terceira  vila  Brasil 
Cidade  histórica
Com  encantos  mil!
  
São Francisco  do  Sul
Fica  no  litoral
Com  muitas  praias
E um  turismo  fenomenal!

 No  museu  histórico
Encontramos documentos,
Jornais,  fotos
E  muitos  equipamentos.

No  forte  Marechal  Luz
A  vista  é  sensacional,
Com  canhões  e trincheiras
Vivemos  a  historia  na  real.


São Francisco do Sul
Nome: Amanda Bergamini

São Francisco do Sul
Tem história
Construída  ao longo  do tempo
E guardada na  memória!

Cidade bela
Descoberta por Franceses,
Visitada por espanhóis,
Colonizada por portugueses.

Seu centro histórico
E de arquitetura açoriana,
Casas geminadas
De estatura mediana.

Fica no litoral,
É uma ilha
Com atrações turísticas,
Que maravilha!

São Chico
Nome:  Ana  vitória

São Chico
Que o povo gosta,
Há sempre visitantes,
Pois fica na costa.

São Chico
Cidade antiga,
Com sua história dá
Uma bela cantiga!

São  Chico
Terceira vila do Brasil,
Primeira vila de SC,
Possui encantos mil!

São Chico
Com sua população
Trabalhadora e esforçada
Que vive com emoção!

Pontos Turísticos de São Chico
Nome:Bruna Antunes

Museu Histórico
prédio tombado
com objetos,fotos e documentos
e funcionamento adequado.

Centro Histórico
com arquitetura açoriana
casas germinadas e coloridas
com estatura mediana

Mercado Público
vende artesanato
e frutos do mar
com preços baratos.

Igreja Matriz
começou como capela,
cresceu ,ganhou vida
e se tornou bela!

Depoimentos
“Eu gostei muito da viagem, nunca tinha ido pra tão longe assim. E essa foi a primeira vez que eu fui em uma praia.  Eu penso que a próxima viagem poderia ser para o Beto Carreiro, porque nós iríamos nos divertir bastante.”
Jéssica Guilherme

“O passeio foi nota 10 ,foi muito divertido,nós aprendemos muitas coisas  no museu, no forte, e até mesmo nas ruas de São Francisco do Sul , eu adorei o passeio.”
                            Andressa Aparecida Bender

“Para mim esta viagem foi à melhor viagem de estudos que um aluno poderia ter, me incentivou nos estudos, aprendi muitas coisas novas sobre nossa história.”
                                                                        Camille Vitória Farinella Risello

“Eu gostei muito da viagem, queria que tivesse outras viagens para outros lugares.”
Érik Bruno Longhini


“Foi uma viagem maravilhosa e penso que deveríamos fazer outras.”
Ana Vitória

“A viagem foi muito legal, gostei muito, mas fiquei um pouco triste, pois não podemos ir a dois lugares e eu queria ficar um pouco mais na praia e me molhar. Da próxima vez eu gostaria de ir para Florianópolis, pois lá poderíamos aprender mais coisas.”
 Beatriz J. Reichert.

“Eu gostei muito da viagem, nunca tinha ido pra tão longe assim. E essa foi a primeira vez que eu  fui em uma praia.  Eu penso que a próxima viagem poderia ser para o Beto Carreiro, porque nós iríamos nos divertir bastante.”
Jéssica Guilherme

“Bom,a viagem foi legal,a cidade é bonita,as praias eram lindas,e eu gostei da viagem porque  eu nunca tinha visto a praia,enfim,eu adorei a viagem. Gostaria que existisse outras.”      
 Natália Camilla Detófano da Silva

“A viagem foi legal, vimos coisas antigas e conhecemos mais sobre essa cidade linda, o passeio foi nota 10. Adorei!”
Vanessa Becker.

“Eu achei boa a viagem, mas me cansei. Nós poderíamos ir ao Beto Carreiro para aprendermos sobre segurança e nos divertirmos.” 
 Vinicius Carvalho Rigon.