terça-feira, 8 de julho de 2014




terça-feira, 1 de julho de 2014

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL SÃO PREMIADOS EM CONCURSO CULTURAL

02 de Junho de 2014 09:09:00
EBM Maria Petroli teve dois alunos classificados em 1º e 3º na Poesia
poesiaClique para ver todas as Imagens.
Dois alunos da Escola Básica Municipal Maria Petroli, no Bairro Jardim, receberam a premiação do Concurso de Desenhos e Poesias 2014, promovido pelo Grupo Folclórico Parceria, na sexta-feira, dia 30. Lucimara Chaves e Dâmaris Cesco Von Dentz ficaram  em 1º e 3º lugar na categoria Poesia, respectivamente. O aluno Bernardo Benini Fantin também recebeu medalha pela participação entre os 12 classificados. “Gostei de participar e achei muito interessante porque nós cultivamos as tradições gaúchas”, disse Dâmaris.

Segundo a diretora, Cleonice Bison, a escola incentiva a habilidade de compor poesias com todos os alunos em todas as séries. “Há 10 anos, os professores de todas as disciplinas trabalham a poesia com os alunos. Principalmente para desenvolver o vocabulário, escrevendo, falando e se apresentando bem”.

O evento foi promovido pelo Grupo Folclórico Parceria, com apoio da Administração Municipal, com o objetivo de fomentar a tradição gaúcha e regional. Participaram na categoria Desenhos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da categoria de Poesias, os alunos do 6º ao 9º ano. Foram 18 escolas participantes, com 89 trabalhos inscritos, sendo 33 poesias e 56 desenhos. Os 24 melhores, 12 poesias e 12 desenhos participaram da etapa final.

De acordo com o presidente do Grupo Folclórico Parceria, Jean Paulo de Oliveira, o Concurso superou as expectativas. “Por ser a primeira edição, tivemos uma participação surpreendente das escolas. A satisfação maior foi poder premiar o empenho de cada um em produzir um trabalho de qualidade para enviar ao concurso”, afirmou o presidente.


Veja os vencedores do Concurso de Desenhos e Poesias

Categoria Poesia

1º lugar: “Fronteira Nativa”, da aluna Lucimara Chaves – Escola Básica Municipal Maria Petroli. Orientada pela Professora Cleonice Bison.

2º lugar: “A Beleza do Gaúcho”, da aluna Elisa Cristina Nicoden – Escola Básica Municipal Nações. Orientada pela Professora Magali de Souza.

3º lugar: “Sempre Gaúcho”, da aluna Dâmaris Cesco Von Dentz – Escola Básica Municipal Maria Petroli. Orientada pela Professora Cleonice Bison.

Categoria Desenho
1º lugar: Eduardo Murilo Marchesan Ubert – Escola Básica Municipal Nações. Orientado pela Professora Magali de Souza.

2º lugar: Ana Júlia Bérgamo – Escola de Educação Básica Mansuetto Boff. Orientado pela Professora Neusa Valandro.

3º lugar: Antônio Carlos Meirelles – Grupo Escolar Municipal Nova Brasília. Orientado pela Professora Cati Ferri.

Fonte: http://www.concordia.sc.gov.br/#!/tipo/noticia/valor/4571

AÇÕES MUITO ALÉM DE UM PROJETO

EBM Maria Petroli luta há mais de seis anos para melhorar a leitura e a interpretação.


Ler e interpretar textos não são os pontos fortes dos brasileiros. Pesquisas mostram que 70% da população apresenta algum grau de dificuldade para ler e principalmente entender o que está lendo. Percebendo esta realidade, a Escola Básica Municipal (EBM) Maria Petroli trabalha este tema como uma política escolar e não apenas como um projeto.
A diretora Cleonice Bison comenta que o foco na leitura e na interpretação é trabalhado há mais de seis anos e alguns resultados positivos já podem ser observados. “Se a globalização aproximou o mundo, também criou um problema para a escola, que é a dificuldade de escrever, ler e interpretar”, ressalta a diretora. Ela conta que os educadores perceberam que não havia cientificidade na forma como os alunos colocavam as ideias no papel. “Eles escreviam do jeito que falavam. O senso comum estava presente, porém, a ciência não”, acrescenta.
A alternativa encontrada foi abordar a leitura, interpretação e a escrita em todas as disciplinas. Os alunos trabalham projetos sobre o Lajeado Curtume, educação alimentar, brincadeiras, cinema e poesia. As atividades envolvem os estudantes de todas as séries, da Pré-Escola ao 8º ano. O princípio é usar os projetos como instrumento de incentivo a leitura, aprofundando os conteúdos e construindo conhecimento científico.
Cleonice destaca que todos os anos os projetos são alimentados e avaliados. Entre os resultados positivos já se observa a evolução dos alunos ao construírem as próprias poesias. “Não é uma luta que dura pouco tempo. Procuramos conhecer a realidade dos estudantes para intervir tentando transformá-la. Os professores têm grande poder neste processo pois acompanham e avaliam a evolução dos alunos”, afirma a diretora.
Outra ação visando criar o hábito da leitura e melhorar a interpretação foi à valorização da biblioteca. Cleonice comenta que o espaço onde ficam os livros, antes eram usados para outras atividades. A partir de 2012 a biblioteca ganhou uma sala só para ela e atualmente é considerada o espelho da escola. A diretora diz que a Associação de Pais e Professores (APP) e o Conselho Deliberativo apoiam os projetos e investem mais de R$ 1 mil por ano na aquisição de livros e materiais de leitura.
A orientadora Dionês Robini Del Posso complementa que os alunos também estão conseguindo se expressar em público, com mais facilidade, depois que a escola criou a política de fazer projetos. “Todos os trabalhos são desenvolvidos a partir da observação de um problema e, dentro disso, abordamos a ato de ler”, frisa. A EBM Maria Petroli está localizada no bairro Arvoredo e conta com 210 alunos.
Texto publicado em O Jornal – 17 de maio de 2014.


DIA DO DESAFIO

Atividades físicas realizadas no ginásio da escola



HORA CÍVICA

Cantando o Hino Nacional Brasileiro

Entrega de certificados pela participação da Mocisc

Homenagem aos três alunos da 8ª Série que classificaram entre os doze melhores trabalhos de poesias, no projeto Segunda Fronteira da Canção Nativa.

Homenagem aos alunos pela excelente participação e premiação nos JESCs de Santa Catarina  

8ª Série estréia a nova camiseta da turma


MOSTRA DE FOTOGRAFIA




PRÉ I EM SALA DE AULA

A psicomotricidade fina é primordial no desenvolvimento físico mental da criança. Atividades são desenvolvidas com intenção de trabalhar o conteúdo em sala de aula. 




A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA...

Alunos do 6º Ano criam cenas para explorar fósseis em possível sítio arqueológico.  









PENSANDO NO MEIO AMBIENTE

Atividades desenvolvidas referente ao projeto ambiental desenvolvido na escola.








HOMENAGEM DA APP

A APP carinhosamente lembrou das funcionárias mães, nesta data tão especial.




AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS - 8ª SÉRIE



PRÉ I

Atividades desenvolvidas pelo Pré I, mediadas pela professora titular Nádia.



Brincando no parque 





Explorando os novos livros 

Conhecendo o corpo humano

TRABALHO DE ARTES - 6º ANO