sexta-feira, 24 de abril de 2015

MODELO DE SOCIEDADE QUE ÍNSITA O CONSUMO

        A Escola Básica Municipal Maria Petroli desenvolve a mais de uma década o Projeto Ambiental que trabalha com a realidade do rio Lajeado Curtume. Em 2013, o projeto enfocou sobre a poluição. Constatou-se que a população local produz elevada quantidade de lixo e há desperdício de bens naturais. Partindo do pressuposto, em 2014, foi reorganizado o projeto para levar ao conhecimento da comunidade a necessidade de consumir o necessário e compreender o modelo de sociedade que ínsita o consumo.
        Dessa forma, a temática discutida passou a ser: Consumo sustentável. As sub temáticas debateram temas como a água, lixo, alimentação, fontes de energia e a influência das mídias. Parceiros como CDA, EPAGRI E PROJETO LAMBARI contribuíram nos trabalhos através de ações que apontaram caminhos sustentáveis, tais como: projeto de construção de cisterna como medida de economia da água potável; recolhimento do lixo do pátio da escola e passeio pelo bairro para averiguar a situação; pedágios ambientais; oficinas pedagógicas com reciclados que viraram brinquedos, jogos pedagógicos, materiais artísticos, etc; palestra sobre Saneamento Básico; construção e estudos sobre composteira; revitalização dos jardins; oficina Cores da Terra (confecção de  tintas com tipos de solo diferentes para pintar os palites usados na decoração da Escola;  confecção e distribuição de  folder informativo sobre coleta seletiva, como separar seu lixo, compostagem, tratamento de esgoto; entrevistas com trinta e cinco famílias; construção de horta escolar e plantio de saladas e temperos; palestra com nutricionista sobre o tema  alimentação saudável e aumento do lixo; confecção gibis sobre fontes de energia; ação comunitária;
       Assim, é notório a criticidade dos alunos  referente  ao  tema consumismo. O trabalho realizado determinou hábitos mais saudáveis, principalmente na alimentação, no encaminhamento do lixo, no cultivo da horta escolar e ajardinamento, além da clareza da influência da mídia sobre o que determina ser importante e as intenções.
      Aguardem...
      Em 2015 teremos novidade.....

quinta-feira, 23 de abril de 2015

ESPETÁCULO PALHAÇARIA

O espetáculo faz parte da programação do Sesc juntamente com a escola.


Sinopse: A Palhaça Pituca da Rosa e O Excêntrico Chico Velazquez trazem para o público “La Conquista”.Uma historia de amor e conflitos. Espetáculo cômico circense que alem de possibilitar uma forte participação do público permite o contato com o universo do palhaço.
Com uma comunicação direta divertem e assombram com habilidades de alto nível. Utiliza malabarismo em dupla, mágica, acrobacias, esquetes clássicos e autorais para a criação da sua arte chistosa. 
Classificação etária: A cima de 6 anos
Duração: 50 min 

Apresentação:
Local: Memorial Attilio Fontana
Data: 15 de Abril
Horário: 14h30



A participação da escola foi tão intensa que até mesmo o professor Lúcio se tornou ator por um dia.

LIVROS NOVOS ADQUIRIDOS PELA APP DA ESCOLA





DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira, transformando-se em referência no assunto. Para celebrar o dia da literatura infantojuvenil, escolha um dos vários títulos de Lobato e boa leitura!

Fonte: http://www.brasilescola.com/

Em homenagem a Monteiro Lobato criamos um mural com personagens de suas histórias e no horário do recreio disponibilizamos um espaço de leitura dos livros de sua autoria.





PRATOS CRIATIVOS E SAUDÁVEIS PARA NOSSAS CRIANÇAS

Montar pratos divertidos é um estímulo, um carinho que pode incentivar seu filho a entrar no mundo da alimentação saudável.

Já nos dizia Shakespeare, se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume!

O lúdico, a brincadeira, entra no universo da criança, e pode acessá-la. Montar pratos, servir comida de uma forma diferenciada, como em copos, ou com o auxílio dos cortadores, é válido. Como gostamos de ver a comida bonita na mesa, a criança também gosta. Já serviu o mesmo jantar em uma tigela? E em um copinho?

A ciência está aí pra comentar. Uma pesquisa realizada em parceria entre a Universidade de Cornell, nos EUA e a Universidade Metropolitana de Londres, na Inglaterra, afirma que pratos coloridos, variedade, e uma disposição divertida dos alimentos incentivam as crianças a se alimentar melhor.

Mas não precisamos nem devemos ofertar o prato montado todos os dias. A ideia é aproveitar alguns determinados momentos. Já fazemos isso em aniversários, quando o bolo vem decorado com a foto do personagem. Podemos utilizar essa ferramenta para o estímulo da alimentação saudável.

Existem adultos que lembram com carinho que suas mães montavam os pratos divertidos, e isso os manteve em contato com aquele alimento até hoje. Já ouvi sobre rosto de macarrão, lua de kibe cru. A atenção e o carinho de quem ofertava auxiliou o apreço por aquele determinado alimento saudável.


O visual da alimentação das crianças é muito importante. Pratos bem coloridos e divertidos podem ser uma alternativa na hora de servir as refeições para elas. E pensando nisso, a cozinheira da nossa Escola prepara pratos criativos e divertidos para as crianças. 

A hora do lanche se torna um momento muito mais gostoso e divertido! 


                                                                                                                                                                                                               Fonte: http://www.roteirobabyfloripa.com.br

RIFA DE PÁSCOA










MAIS LIVROS NA BIBLIOTECA!

Os livros foram comprados com o dinheiro das multas resultantes do atraso na devolução dos livros emprestados no mês de março e abril.



Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?


Um acidente de trem. Uma identidade trocada. Os detalhes poderão mudar o rumo dessa história... Depois de viver presa num mundo obscuro, assustador e sem palavras em 'A menina que não sabia ler', a pequena Florence viverá uma nova e misteriosa aventura onde nada é realmente o que aparenta ser e todos podem se tornar inimigos em potencial. Mas onde ela encontrará uma saída? Um aliado? O misterioso médico John Shepherd busca um recomeço para sua vida em um lugar nada promissor - uma ilha que funciona como uma clínica psiquiátrica exclusivamente para mulheres. Nesse antro de segredos e sofrimento, Shepherd tentará esquecer seus pecados devolvendo a humanidade às pacientes. A primeira em quem vai experimentar sua doutrina de cuidados, o 'tratamento moral', é uma atraente jovem pálida de cabelos escuros que não se lembra do próprio nome, fala de modo estranho e não consegue saber quando e como chegou àquele lugar. Por que afinal ela desperta tanto a curiosidade do médico? Entre pacientes mais inteligentes que as próprias enfermeiras responsáveis por elas, segredos por todos os lados e figuras assombrosas (e assombradas) percorrendo misteriosamente os corredores da clínica durante a noite, as vidas de Florence e John Shepherd estarão mais ligadas do que podemos imaginar... Arrisque-se e tente achar uma saída no labirinto claustrofóbico criado em 'A menina que não sabia ler volume 2'.

LEITURA: Muito além da temática

EBM Maria Petroli luta há mais de seis anos para melhorar a leitura e a interpretação.

Ler e interpretar textos não são os pontos fortes dos brasileiros. Pesquisas mostram que 70% da população apresenta algum grau de dificuldade para ler e principalmente entender o que está lendo. Percebendo esta realidade, a Escola Básica Municipal (EBM) Maria Petroli trabalha este tema como uma política escolar e não apenas como um projeto. 

A diretora Cleonice Bison comenta que o foco na leitura e na interpretação é trabalhado há mais de sete anos e muitos resultados já podem ser observados. “Se a globalização aproximou o mundo, também criou um problema para a escola, que é a dificuldade de escrever, ler e interpretar”, ressalta a diretora. Ela conta que os educadores perceberam que não havia cientificidade na forma como os alunos colocavam as ideias no papel. “Eles escreviam do jeito que falavam. O senso comum estava presente, porém, a ciência não”, acrescenta.

A alternativa encontrada foi abordar a leitura, interpretação e a escrita em todas as disciplinas. Os alunos trabalham projetos sobre o Lajeado Curtume, educação alimentar, brincadeiras, cinema e poesia. As atividades envolvem os estudantes de todas as séries, da Pré-Escola ao 8º ano. O princípio é usar os projetos como instrumento de incentivo a leitura, aprofundando os conteúdos e construindo conhecimento científico.

Cleonice destaca que todos os anos os projetos são alimentados e avaliados. Entre os resultados positivos já se observa a evolução dos alunos ao construírem as próprias poesias. “Não é uma luta que dura pouco tempo. Procuramos conhecer a realidade dos estudantes para intervir, tentando transformá-la. Os professores têm grande poder neste processo, pois acompanham e avaliam a evolução dos alunos”, afirma a diretora.

Outra ação visando criar o hábito da leitura e melhorar a interpretação foi à valorização da biblioteca. Cleonice comenta que o espaço onde ficam os livros, antes eram usados para outras atividades. A partir de 2012 a biblioteca ganhou uma sala só para ela e atualmente é considerada o espelho da escola. A diretora diz que a Associação de Pais e Professores (APP) e o Conselho Deliberativo apoiam os projetos e investem seus recursos na aquisição de livros e materiais de leitura. 

A orientadora Dionês Robini Del Posso complementa que os alunos também estão conseguindo se expressar em público com mais facilidade, depois que a escola criou a política de fazer projetos. “Todos os trabalhos são desenvolvidos a partir da observação de um problema e, dentro disso, abordamos a ato de ler”, frisa. A EBM Maria Petroli está localizada no bairro Arvoredo e conta aproximadamente 200 alunos. 

Dionês reforça que os resultados do trabalho e as ações efetivadas são decorrentes das formações internas, como a que ocorreu nesta última segunda, dia 20 de abril. “O grupo de profissionais está de parabéns”.

terça-feira, 14 de abril de 2015

A MAGIA DO EDUCAR

Atividades lúdicas de xadrez na escola, tendo como objetivo desenvolver o raciocínio lógico e motor de uma forma divertida, através do envolvimento dos alunos em uma história onde se transformavam peças em personagens.


Autoria: Profª Daiane Chiapetti