quarta-feira, 27 de maio de 2015

LIVROS NOVOS NA BIBLIOTECA!

  Sam e Billy têm 12 anos e moram na pequena Carnival Falls. Amigos inseparáveis, eles percorrem o bosque de bicicleta e preparam-se para terminar a construção da sonhada casa na árvore. Compartilham tudo, inclusive a paixão por Miranda, a menina rica que acaba de se mudar para a cidade. Juntos, os três vivem as descobertas e as transformações típicas da idade e desvendam o mistério que assombra a vida de Sam: o paradeiro de sua mãe. Com esses ingredientes e doses generosas de lirismo, Federico Axat escreveu uma história admirável sobre a delicada passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta.Mas não só. Romance de crescimento e suspense com incursões pelo fantástico, O pântano das borboletas reserva uma desconcertante reviravolta final: um segredo que, revelado, arremessa o leitor em um torvelinho de emoções e confere à trama um sentido totalmente novo.
Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe.      
Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente - atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos...


 A extraordinária história do violinista Solomon Northup, um negro livre que foi sequestrado e vendido como escravo. Por doze anos ele trabalhou em diversas fazendas na Louisiana até ser libertado em uma batalha judicial. 
"Doze anos de Escravidão" narra a história real de Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas na Louisiana.        
Este relato autobiográfico, publicado depois da libertação de Northup, em 1853, logo se tornou um best-seller, e hoje é reconhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos. Verdadeiro elogio à liberdade, esta obra apresenta o olhar raro de um homem que viveu na pele os horrores da escravidão.


Alice sempre foi uma mulher de certezas. Professora e pesquisadora bem-sucedida, não havia referência bibliográfica que não guardasse de cor. Alice sempre acreditou que poderia estar no controle, mas nada é para sempre.Perto dos cinquenta anos, Alice Howland começa a esquecer. No início, coisas sem importância, até que ela se perde na volta para casa. Estresse, provavelmente, talvez a menopausa; nada que um médico não dê jeito. Mas não é o que acontece. Ironicamente, a professora com a memória mais afiada de Harvard é diagnosticada com um caso precoce de mal de Alzheimer, uma doença degenerativa incurável.         
Poucas certezas aguardam Alice. Ela terá que se reinventar a cada dia, abrir mão do controle, aprender a se deixar cuidar e conviver com uma única certeza: a de que não será mais a mesma. Enquanto tenta aprender a lidar com as dificuldades, Alice começa a enxergar a si própria, o marido, os filhos e o mundo de forma diferente.Um sorriso, a voz, o toque, a calma que a presença de alguém transmite podem devolver uma lembrança, mesmo que por instantes, e ainda que não saiba quem é.

Os livros foram comprados com o dinheiro das multas resultantes do atraso na devolução dos livros emprestados no mês de maio.

CONCURSO DE REDAÇÃO, POESIA E DESENHOS

Foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 05, na Escola Maria Petroli, a premiação do I Concurso de Redação, Poesia e Desenhos para Escolas Municipais de Concórdia.O concurso faz parte do Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), da Acordar Treinamentos Ltda, referente ao Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN no município de Concórdia/SC.
Os alunos produziram os materiais com o tema: “Saneamento Básico, Educação e Meio Ambiente”, no período de 19 de março a 10 abril de 2015. 

Na categoria Poesia, a aluna Camille Rizello conquistou o segundo lugar. A campeã da categoria Redação foi a aluna Isabel Schumann.

POESIA - 2º LUGAR 

REDAÇÃO - 1º LUGAR 



sexta-feira, 8 de maio de 2015

HISTÓRIA DA PÁSCOA

        A páscoa, ou Pessach (passagem em hebraico), possui três significados. Para os cristãos é um acontecimento religioso considerado pelas igrejas ligadas a essa corrente religiosa como a maior e mais importante festa da cristandade, onde é celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento. Para os judeus, o Pessach determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito. 
          O terceiro significado da Páscoa é pouco conhecido. Relata-se sobre uma festa de grupos pastoris que viviam na terra de Canaã no segundo milênio antes de Cristo. No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis. A festa da Páscoa pedia proteção durante a travessia.                             A palavra páscoa não está relacionada unicamente com o significado simbólico de “passagem”, mas também pela posição da páscoa no calendário, segundo os cálculos se referem à última ceia.  Na tradição moderna a páscoa é marcada pela troca de ovos de chocolate. Alguns historiadores sugerem que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa, como os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da páscoa são vestígios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, posteriormente foram aprendidas pelas celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos.          
         Um ritual adaptado pela Igreja Católica no começo do 1o milênio depois de Cristo que fundiu com a festa da Páscoa, ocorreu no equinócio da primavera, quando os participantes pintavam e decoravam ovos e os escondiam, enterrando-os em tocas nos campos. 






ASSEMBLEIA GERAL

  Aos vinte e três dias do mês de março de dois mil e quinze, reuniram-se no Refeitório da Escola Básica Municipal Maria Petroli, pais, professores, alunos, orientadora, diretora, funcionários da Unidade de Ensino  e time de basquetebol de cadeirantes  – Águias de Concórdia, para Assembleia Geral Ordinária.
A Assembleia iniciou  no ginásio da escola com demonstração de um gogo dos cadeirantes. Para a diretora que recebeu a todos, o convite a entidade foi uma maneira que encontrou para apresentar o trabalho que a Escola dará continuidade durante o ano e confiar às famílias o desafio de também romper limites, como fazem os jogadores, através do exemplo. Acrescentou que a escola desenvolve um trabalho muito importante de inclusão e que reforçará o trabalho,  pois a busca da igualdade norteia o Plano Político Pedagógico da Escola - PPP. 
Citou a obra literária O Extraordinário como uma das fontes de pesquisa para tratar do tema e que todas as turmas farão um trabalho especial no decorrer do ano letivo. Lembrou que a família é agente social de transformação junto à escola.
Na ocasião agradeceu os membros do Conselho Deliberativo, gestão dois mil e doze/dois mil e catorze e encaminhou eleição para escolha dos novos membros.