terça-feira, 21 de julho de 2015

AGORA NOSSA ESCOLA POSSUI UM PORTO DE LEITURA!


O acervo é constituído por doações de livros da comunidade, cartilhas e livros antigos da biblioteca. Nesse espaço oferecemos vários tipos de leitura, para os alunos e para os pais, divididos em vários gêneros, como romances, religião, filosofia e artes... O detalhe é que os livros podem ser retirados por qualquer pessoa sem necessidade de cadastro. 
Nos Portos de Leitura não há presença de nenhum funcionário e o leitor fica à vontade para escolher seu exemplar e levá-lo para casa. Este projeto incentiva, além da leitura, a cidadania, por meio da relação de confiança entre a escola e o publico escolar.
 Os principais objetivos do projeto são facilitar o acesso aos livros, incentivar a leitura, resgatar a cidadania a partir da democratização do acesso à informação e estimular ações de responsabilidade social com os bens públicos.


     

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS

    Antigamente não existiam muitos brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. 
    As brincadeiras mais populares antigamente eram: amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, carrinho de rolimã, boneca, peteca, bilboquê, entre outras, se utilizando destas as crianças passavam suas horas livres e se divertiam por horas.
   A turma do 5º ano sob orientação da professora Daiane realizou um resgate de brinquedos e brincadeiras junto aos familiares, que viveram esse tempo, com o objetivo de mostrar para as atuais crianças como se divertiam as crianças de antigamente.
     A turma se divertiu muito!











quinta-feira, 2 de julho de 2015

SEGUNDA "AÇÃO COMUNITÁRIA" NA EBM MARIA PETROLI

Objetivo é envolver toda comunidade da região nas atividades de conscientização e recreação
A Escola Básica Municipal Maria Petroli, no Bairro Jardim, realizou na última sexta-feira, dia 19, a segunda edição do evento "Ação Comunitária", onde participaram além dos alunos e a equipe da escola, a comunidade do Bairro e loteamentos próximos. Foram parceiros desta edição o Sesc, a Embrapa e o Centro de Divulgação Ambiental (CDA).

Os alunos de todas as turmas mostraram os trabalhos realizados em sala de aula, como os banners do projeto "Lajeado Curtume: sua revitalização depende de nós", desenhos e experimentos de ciências. Também foi proporcionado aos alunos o resgate de brinquedos e jogos tradicionais como perna de pau, brincadeiras de roda e cantigas. A programação contou ainda com oficina de peteca, pintura de rosto, cama elástica, piscina de bolinhas, mesa de jogos e apresentação teatral do Grupo Piliquinha, com o espetáculo "Bosque da Imaginação".   
fonte: http://www.concordia.sc.gov.br/#!/tipo/noticia/valor/6082













BIBLIOTECA ADQUIRE NOVOS LIVROS


O Greg anda em maré de azar. O Rowley deixou-o, e arranjar novos amigos na escola está a ser uma tarefa complicada. Para dar a volta por cima, o Greg decide confiar o seu destino à sorte. Será que o Greg vai passar o resto da vida a dizer... ora bolas?


Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seu destino. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz - 'Você pode ser tudo o que quiser'. Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece - Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do 'todo humano', somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.



Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. 
Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. 
Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: "Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos." 
Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas "Garrett". Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. 
Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. 
Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre. 


Os livros foram comprados com o dinheiro das multas resultantes do atraso na devolução dos livros emprestados no mês de junho.