terça-feira, 31 de maio de 2016

PROJETO CONHECENDO CONCÓRDIA 3º e 4º anos - 7º PASSEIO

Aeroporto de Concórdia

  O aeroporto de Concórdia se chama Olavo Cecco Rigon e fica localizado em Linha São Paulo.
  Sua pista tem 1480m e é toda pavimentada e sinalizada.   
  Neste, atualmente, só ocorrem voos particulares e com fins hospitalares, como transporte de pacientes e captação de órgãos para transplantes.  
  A SADIA foi a responsável pelo seu surgimento. Em 1952, arrendou um avião da então Panair do Brasil para levar produtos da fábrica para a capital paulista e Rio de Janeiro, impulsionando as vendas da empresa. 
  Os aviões só pousam aqui com o tempo bom, sem neblina, não comprometendo a visibilidade. Não há  abastecimento das aeronaves neste local, elas precisam ir até Joaçaba ou Chapecó para abastecer.
  Neste aeroporto podem pousar aviões de dois  até quarenta e cinco lugares no  máximo.
   Os aviões ficam guardados em Hangares.

Texto Coletivo do 4º ano 


Produção coletiva dos alunos do 3º ano:

O Aeroporto de Concórdia


  O aeroporto de Concórdia está localizado em Linha São Paulo.
  A pista mede 1.480 metros, ela foi construída em linha reta, porque não pode ser curva, nem em terreno declive ou aclive. Tem capacidade de comportar um avião com aproximadamente 45 passageiros.
  O aeroporto é muito utilizado para transportar as pessoas doentes e também para captação de órgãos. Alguns empresários do município possuem o seu próprio avião para viajar a negócio a outros estados.
  Antigamente o aeroporto era muito utilizado para transportar os alimentos da SADIA para outros estados e países.
  No aeroporto ficam os aviões dos empresários de Concórdia.
  A paisagem do aeroporto é cultural porque foi construida pelos seres humanos e nas suas margens encontramos a paisagem natural.
  Em cada passeio nos aprofundamos mais nos conhecimentos sobre o nosso município. Já estamos curiosos para descobrir o porquê do nome da Igreja de Pinheiro Preto, que será nosso oitavo passeio estudo.






Hangar da SETA



Ex torre de comando do aeroporto








Alunos experimentando o ultraleve da foto anterior





quarta-feira, 25 de maio de 2016

TECNOLOGIA ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

      A EBM Maria Petroli conta com um laboratório de informática em pleno funcionamento para o desenvolvimento de inúmeras atividades.
      Nele, os professores podem fazer uso de diferentes softwares que são de grande importância para o aprendizado dos alunos.




      
     

terça-feira, 24 de maio de 2016

PROJETO CONHECENDO CONCÓRDIA 3º e 4º anos - 6º PASSEIO

Caminho da Roça


Atualmente o Caminho da Roça é um roteiro de agroturismo referência no Oeste de Santa Catarina com produtos diversificados., um leque de opções, excelente gastronomia, e agricultores familiares preparados para receber desde grupos familiares que se deslocam de automóvel como grupos de turismo de lazer e missões técnicas.
O Caminho da Roça fica na comunidade de Lageado dos Pintos em Concórdia SC-Brasil.

ATRAÇÕES VISITADAS:


VIVEIRO DALLAGRAVE

Possui diversas mudas de  espécies de verduras e  hortaliças prontas para o consumo que são vendidas para toda a nossa região.
É usada para o cultivo a técnica da hidroponia que consiste no cultivo de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
As plantas são colocadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, composta de água pura e de nutrientes dissolvidos em quantidades individuais que atendam a necessidade de cada espécie vegetal cultivada. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características, periodicamente é feito um monitoramento de pH e de concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.





SÍTIO LONGHI 

 A propriedade da família Longhi iniciou suas atividades no ano de 2010, a mesma possui área para camping na margem do Rio Lajeado dos Pintos. Também é disponibilizado passeio a cavalo na propriedade e visitação a criação de búfalos e ovelhas. O diferencial é a produção de queijo de búfala sem lactose.








NATIVA FLORES & PLANTAS

Iniciou suas atividades em 2003, tendo como foco a produção de mudas de árvores nativas, posteriormente incrementando a atividade com o cultivo de flores em vasos.
Tem à disposição flores em vasos, cujas matrizes são importadas diretamente da Itália, assegurando qualidade e durabilidade dos produtos. As principais espécies são: gerânios pendente e ereto, ciclâmem, fúchsia (brinco de princesa), impatins (beijo), hortênsia , poinsetia (flor de natal), gérbera, gloxínia, begônia, cactus, samambaias e outras variedades desenvolvidas em estufa.
Dispõe de grande variedade de espécies nativas (inclusive frutíferas como pitangueira, cerejeira, guabijueio, jabuticabeira e outras) em torrão e em vaso, inclusive de grande porte, para plantio imediato.







ARMAZÉM NONA THEREZA

O Armazém Nona Thereza é atendido pela família Pellizzaro, teve suas portas abertas em 23/04/2014. Neste local é possível adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, produtos orgânicos, doces, conservas, salame, açúcar mascavo, vinho, cachaça, licores, erva-mate e muito mais.




PAIOL DOS PELLIZZARO

Resgate da cultura italiana, realização do famoso Filó, almoços e jantares com gastronomia típica italiana. 





HORA DO LANCHE NA PROPRIEDADE DOS PELLIZZARO: 








Além dessas atrações o caminho da Roça ainda dispõe da Cantina Buon Apettito, Moinho Colonial Família Belter e Camping Perondi, que não puderam ser vistos porque não estavam abertos à visitação nesse dia.


O que é o Caminho da Roça pelos alunos do 4º ano:

" É um caminho que nos leva ao contato com a natureza e a cultura dos italianos. " Alice Kormann

" É um roteiro rural do oeste catarinense, que nos leva ao contato com a cultura italiana. " Júlia de Mello Sutil.

" É um caminho pela zona rural de Concórdia, onde aprendemos sobre a agricultura, pecuária e cultura italiana." Bernardo Vieira Alcantelado.

" É um caminho onde passamos por várias propriedades que nos mostram coisas diferentes e nos ensinam sobre as atividades econômicas do município." Miguel Henrique Jackoski .

" É um passeio pelos pontos turísticos do interior de Concórdia, onde conhecemos um pouco da tradição e cultura de nosso município." Jacir Aureo Luckemeier Junior.









segunda-feira, 9 de maio de 2016

PROJETO CONHECENDO CONCÓRDIA - 5º PASSEIO

3º e 4º anos - Quinto passeio de estudos

Santuário Nossa Senhora do Salete

Está localizado em Linha Salete, distante 3 km do centro de Concórdia.
Construído pela comunidade católica, o santuário é cercado por uma bela paisagem natural.
Sua igreja tem capacidade para abrigar cerca de 500 fiéis.
Possui um Centro comunitário com infra-estrutura, churrasqueiras, serviço de bar e cozinha.













CEMAP

Universidade de ensino a distância. Oferece os cursos de Administração, Artes Visuais, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Ciências |Contábeis, Educação Física, Geografia , História, Letras, matemática, Pedagogia, Serviço Social e Sociologia. Localizada na linha Salete ao lado do Santuário.








Universidade do Contestado - UNC

Antiga FEAUC - Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense surgiu em 09/04/ 1976 e funcionava na antiga escola São José, atual Olavo Cecco Rigon.
Em 1997 o Conselho de Educação de Santa Catarina ( Resolução nº 42/97 -  D.O.S.C 03.12.1997) reconheceu a Universidade do Contestado - UNC na condição de sucessora de faculdades criadas nos municípios de Canoinhas, Caçador, Mafra, Concórdia e Curitibanos.
É uma organização multicampi e pluridisciplinar.
No ano de 2004 foi credenciada para a oferta de cursos de educação a distância.










Parque de Exposições Senador Atílio Xavier Fontana 
Localizado na rua Vitor Sopelsa, s/n , no bairro Parque de Exposições.
Local  conta com um Centro de Eventos, churrasqueiras, ginásio de esportes , pavilhões e uma trilha.
Neste ocorrem muitos eventos, como  a Expo Concórdia e shows diversos.
É utilizado pela população para atividades de lazer e físicas: caminhadas, passeios de bicicleta, tomar um chimarrão, escutar música etc. 

















  Relato do passeio:


Nosso Quinto Passeio Estudo

    Hoje , dia 5 de maio, nós, alunos do 3º e 4º ano, fizemos o nosso quinto passeio estudo até o Santuário Nossa Senhora da Salete, CEMAP, UNC e Parque de Exposições.
   O Santuário Nossa Senhora do Salete fica localizado na Linha Salete, a 3 km do centro de Concórdia. Foi construído pela comunidade católica e atualmente tem uma igreja que dá para quinhentos fiéis. 
    A CEMAP é uma universidade a distância que fica ao lado do santuário na Linha Salete. 
   A UNC é uma universidade que atualmente oferece cursos presenciais e a distância. Ela era a antiga FEAUC , que funcionava na antiga Escola São José que hoje é o Olavo Cecco Rigon.
   No Parque de Exposições fizemos a trilha e aprendemos que uma nascente é onde o rio nasce, que uma Bacia Hidrográfica é o conjunto dos rios e as terras que eles banham e observamos a paisagem natural do local. Fomos até a barragem que represa a água do Rio dos Queimados evitando as enchentes em nossa cidade. O Parque de exposições hoje serve de lugar de lazer para a população e é lá que ocorre a Expo Concórdia e muitos shows.

Aluna Natália B. Marcusso.  4º ano




.