quinta-feira, 13 de novembro de 2014

POESIA NA ESCOLA - 7ª EDIÇÃO




Em 2014, a 7ª edição do Projeto Poesia aconteceu no ginásio da escola e contou com grande participação da comunidade escolar. As produções poéticas encantaram o público e a música completou o evento cultural. 
Parabéns a todos os envolvidos!



















PINTURA DE ROSTO

Na semana da criança, dentre as atividades promovidas, a pintura de rosto foi a atração.













ESCOLA TEM LIGA ESTUDANTIL


CAPÍTULO I
Da denominação, Sede e Objetivos

Art. 1º
A Liga dos Alunos da EBM Maria Petroli é o órgão máximo de representação dos estudantes da Escola Básica Municipal Maria Petroli, localizada na cidade de Concórdia e fundada em 30 de setembro de 2014, com sede neste Estabelecimento de Ensino.
Parágrafo Único - As atividades da Liga reger-se-ão pelo presente regulamento aprovado em Assembleia Geral convocada para este fim.
Art. 2º
A Liga tem por objetivos:
I - Representar com dignidade o corpo discente;
II - Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos da Escola;
III - Incentivar a cultura literária, artística e desportiva de seus membros;
IV - Promover a cooperação entre administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho escolar, buscando seus aprimoramentos;
V - Realizar intercâmbio e colaboração de caráter cultural e educacional com outras instituições de caráter educacional, assim como a filiação às entidades gerais UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) etc.;
VI - Lutar pela democracia permanente na Escola, através do direito de participação nos fóruns internos de deliberação da Escola.
[...] 


RODA DE POESIAS

Palestras com escritores ganha cara nova na 7ª edição do Projeto Poesia na Escola. 
A novidade deste ano foi a presença de alunos e professores das escolas GEM Cinquentenário e da EBM Giuseppe Sette. O evento aconteceu no dia 30 de setembro e contou com a presença de Marcos Terras do Projeto Palavras que coordenou as atividades. Na roda de conversas esteve presente a Secretária Municipal de Educação, Samira Furlan, professores e alunos escritores das três unidades. As conversas foram recheadas de bom humor, troca de experiências, recitações de poesias e muita música.
Para Secretária de Educação, "a nova experiência foi tão importante que a ideia será levada para socializar com a equipe pedagógica da SEMED como sugestão de que  a  2ª edição ocorra na Feira do Livro, em 2015". 
A direção ouviu depoimento dos alunos, os quais descrevem:

" Eu achei legal a escola convidar outras escolas para roda de poesias. Tivemos oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender um pouco mais". Aline - 8ª Série

" Foi a primeira vez que aconteceu a Roda de Poesia. Foi muito boa. Tivemos vários participantes e as poesias apresentadas foram bem elaboradas". Maria Luiza - 8ª Série

"Gostaríamos de parabenizar a escola pela atividade, foi muito bom". Maria Clara e Ludimila - 6º Ano 

"Os alunos da nossa escola e os convidados que estavam assistindo a Roda de Poesias podiam fazer perguntas aos membros das escolas que estavam participando. Os alunos, professores e pais que estavam ali ouviram poesias, experiências de projetos, cantaram e dançaram". Vanessa e Natália - 6º Ano

"O evento serviu para a socialização com outras escolas, escutar opiniões diferentes sobre projetos de poesias, trocar ideias e expandir o conhecimento". Isabel, Rodrigo e Vanessa - 7ª Ano

"Cerca de 400 alunos puderam desfrutar desse novo projeto (inédito) [...]  Como as três escolas trabalham a alguns anos com projetos de poesia entendi que a experiência foi "trocar ideias" e conhecer um pouco mais sobre como cada projeto é desenvolvido nas escolas". Glaucia - 8ª


" Desde pequenos, todos os alunos da EBM Maria Petroli são incentivados a criar poesias como forma de aprendizagem e de expressão. O tema da poesia fica a critério de cada qual. 
Já tivemos na escola a presença de poetas, escritores e contadores de histórias, essas pessoas falaram  sobre como produzir, criar e melhorar nossas poesias também nos incentivam a expressar de forma verbal e escrita aquilo que sentimos.
Este ano a direção e professores resolveram inovar. 
Como os alunos já conhecem a grande maioria dos poetas da nossa cidade, criou-se a roda de poesia. 
Escolas como Giuseppe Sette e Cinquentenário, que também desenvolvem  Projetos de Poesias há alguns anos, foram convidados a participar do evento. Cada instituição selecionou um professor e um aluno para fazer parte da Roda de Poesia, trocando ideias sobre o Projeto. A Secretária de Educação estava presente e quem conduziu os trabalhos foi Marcos  Terras do Projeto Palavras. 
Ficamos conhecendo os projetos das outras escolas, escritores preferidos, poemas que marcaram e as inspirações; aconteceram declamações intercaladas por vários gêneros musicais. 
Para abrilhantar o evento, a Liga Estudantil foi empoçada e os projetos para os próximos meses foram apresentados. 
Creio que todos que compareceram gostaram, foi importante para ampliar nosso conhecimento. 
A tarde foi proveitosa e sugerimos para a próxima edição que aconteça mais declamações de poesias com a participação de outras escolas ". - Bruna e Dâmaris - 8ª Série

I FESTIVAL DE TÊNIS

O tênis é considerado um esporte de rede divisória e era apenas para a elite, pois tornou-se um esporte muito caro por causa do custo das raquetes e bolas.Esta modalidade esportiva é muito democrática,pois todos podem jogar, independentes do biótipo, sexo, idade, é passível também de ser praticado durante a vida inteira, fato que contribui para tornar o praticante uma pessoa saudável. A sua prática exige concentração e atenção que se bem orientadas, poderão tornar-se um bom pressuposto para as atividades teóricas relacionadas com as disciplinas escolares. 
No dia 08 de outubro, a Escola e a Liga Estudantil em parceria com a Fundação Municipal de Esportes, sob coordenação do Maurício realizou o I Festival de Tênis, contando com mais de 100 inscrições. Ao final receberam medalhas de classificação. 


Durante o dia outras atividades aconteceram em paralelo com o festival, como Campeonato de Xadrez. Os alunos participantes também receberam medalhas conforme a classificação.










O QUE REVELA O ESPAÇO ESCOLAR?

Uma das funções do diretor é gerir a escola para assegurar as melhores condições de ensino.  
A maneira de trabalhar em equipe, de forma colaborativa, transforma o espaço. Na nossa unidade "o discurso da impossibilidade" vai sendo modificado. Segundo a diretora Cleonice, "é preciso ter confiança no que vamos trabalhar, com o que for possível, com as condições que temos. Não podemos aceitar acomodações. Se agirmos com intencionalidade clara e com comprometimento transformaremos nosso espaço escolar e ganharemos credibilidade para argumentar e obter os recursos dos quais necessitamos".