HISTÓRICO DA ESCOLA


Em 14 de maio de 1976, sob Decreto Lei Nº 1405, foi criada a Escola Isolada Municipal Maria Petroli, o nome homenageou a Senhora Maria Petroli, uma das primeiras moradoras do Bairro.
No ano de 1977 teve início às atividades escolares com a 1ª série, com 22 alunos. De 1977 a 1981 já atendia o Ensino Fundamental-  1ª a 4ª séries. Tratava-se de uma Escola Multisseriada, ou seja, todas as turmas dividiam o mesmo espaço e quem organizava a metodologia de aprendizagem era o professor responsável, inclusive a limpeza e as refeições.
Em 1981 aconteceram as primeiras alterações no atendimento às crianças. A Unidade passou a funcionar no período matutino com 3ª e 4ª séries e no período vespertino 1ª e 2ª séries. O número era de 44 crianças atendidas. Percebe-se que o número aumentava consideravelmente a cada ano letivo.
Nos anos de 1987 e 1988 a escola passou por reformas e ampliações. A partir deste momento recebeu nova nomenclatura e passou a se chamar Grupo Escolar Municipal Maria Petroli. Em 16 de maio de 1988, sob Decreto Lei Nº 2.225, as séries foram individualizadas, ou seja, cada qual com seu professor.
Devido ao crescimento do Bairro Jardim e sua proximidade com a Empresa Sadia, bem como, o êxodo rural significativo no período, o número de alunos aumentou consideravelmente.
 Após muitos pedidos e empenho da comunidade, em 12 de dezembro de 2001, sob Decreto Lei Nº 3.325, na gestão do Sr. Prefeito Neodi Saretta  o Grupo Escolar Municipal Maria Petroli passa a se chamar  Escola Básica Municipal Maria Petroli. Foi com muita alegria que a comunidade recebeu o comunicado.
Atualmente a escola está construída em novo espaço, próximo da antiga Escola Maria Petroli, terreno comprado da família Bertuci. Conta com área administrativa (uma secretaria, duas salas dos professores, uma sala de direção, uma biblioteca), seis salas de aula, um recreio coberto para prática de esportes e outros fins, um refeitório, uma cozinha, quatro banheiros, um laboratório de informática e um depósito esportivo.
A Escola Básica Municipal Maria Petroli é mantida pelo poder Público Municipal. Recebe recursos financeiros do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola e Qualidade), da Autonomia Financeira e da Associação de Pais e Professores- APP.
Em 2015[1], 32 funcionários atendem próximo de 200 alunos de Educação Infantil a Ensino Fundamental dos bairros: Jardim, Arvoredo o, Vila União, D`Itália, Vista Alegre e Centro.





Nenhum comentário: