LINHA TEÓRICO – METODOLÓGICA:
A linha teórico-metodológica
da escola fundamenta-se na Proposta de Educação Democrática da Rede Municipal
de Ensino de Concórdia.
A Proposta de Educação de
Concórdia, desde 2001, vem promovendo discussões com o objetivo de consolidar,
junto à Unidade de Ensino, seus Planos Políticos Pedagógicos, embasados nos
princípios de uma Escola Democrática e Cidadã para todos que:
·
Privilegia a formação continuada;
·
Considere o aluno/criança como sujeito
histórico;
·
Tenha como ponto de partida a realidade escolar
e social;
·
Seja reflexiva
·
Garanta o acesso à escola
·
Prepare para a Cidadania
·
Busque autonomia
·
Tenha como princípio apropriação do
conhecimento.
A Proposta de Educação
Democrática foi construída coletivamente com os professores da Rede Municipal,
por meio das Conferências de Educação, promovidas nos anos de 2003, 2006 e
2011, as quais definiram o embasamento teórico-metodológico pautado no
Materialismo Histórico e Dialético. Isso implica em possibilitar através dos
conteúdos trabalhados e das relações vividas, que os alunos consigam
compreender suas vidas, refletir sobre elas e buscar coletivamente, nos mais
diversos grupos sociais, alternativas de mudanças na estrutura social,
trabalhando conhecimentos científicos e politicamente comprometidos com a
construção de uma sociedade democrática e de educação pública.
O Materialismo Histórico, não
é um método (...). Ele é também uma teoria, ou seja, um complexo conceitual que
permite pensar o objeto. É teoria e método, como elementos interligados e
aspectos diferentes de uma mesma realidade (...). É o materialismo que confere
à dialética seu caráter histórico, pois expressa os princípios das condições
concretas da produção do conhecimento. (SIRGADO, 2000, Revista Educação e
Sociedade). Deste modo, pode-se afirmar que produzir conhecimento
significativo, historicamente situado e que leve o indivíduo à autonomia é o
principal compromisso da perspectiva defendida por uma Educação Democrática.
Nesse sentido, todas as ações
que constituem a Política Pública de Educação da Rede Municipal de Ensino são
implementadas levando em conta a perspectiva dialética. Tudo o que se assume
nesta proposta tem por objetivo aprimorar o sujeito para exercer a cidadania na
sua contemporaneidade, entendendo os elementos históricos como meio de análise
para trilhar caminhos futuros.
Muitas ações realizadas como
reformas, ampliações, aquisições de equipamentos didático-pedagógicos visando
atender todos os alunos, a partir do princípio de que a Educação Democrática
não exclui, não diferencia, mas deve procurar desenvolver o trabalho educativo
a partir das experiências de cada aluno. Isso implica em considerar que o ponto
de partida para o trabalho na educação seja a prática social e o ponto de
chegada seja também a prática social, contudo, esta última modificada pelo
trabalho efetuado pela escola, mediado pelas situações de ensino e de
aprendizagem.
No entanto, as ações
desencadeadas neste processo perpassam por situações reais, imersas no modo de
produção capitalista. Caso a educação não considere a prática social,
estar-se-á entendendo o aluno como ser passivo e a educação como mero
instrumento de dominação, ou como chama Freire, a educação teria um caráter
bancário. Para freire (2006) em oposição à educação bancária, a educação é
libertadora. Nesta concepção, o conhecimento parte da realidade concreta do
homem e este reconhece o seu caráter histórico e transformador.
Uma proposta pedagógica se
consolida ainda pela participação da comunidade escolar, no intuito de
contribuir com o que lhes cabe: acompanhar os filhos na escola, participar das
organizações deliberativas e consultivas como a APP, Conselhos Deliberativos,
Assembleias e outras programações previstas neste Plano Político Pedagógico.
Enfim, a Proposta Pedagógica
de Educação Municipal se desenvolve com a participação coletiva de toda a
comunidade escolar, cujo anseio é a consolidação de uma educação cada vez mais
com qualidade.
PRINCÍPIOS DA ESCOLA
Pública, para todos, gratuita,
respeito ao pluralismo de ideias, valorização das experiências extraescolares,
reconhecimento e valorização da diversidade humana como fator de enriquecimento
do processo educacional inclusivo, garantia de qualidade para todos.
No transcorrer das primeiras
décadas do século XXI, o Brasil teve condições para se tornar uma das nações
mais fortes e influentes do mundo. Um país soberano, democrático, socialmente
avançado. Ao longo de mais de cinco séculos, apesar das adversidades, o povo
brasileiro construiu uma grande Nação. Todavia, o processo conflituoso de sua
construção trouxe para sua realidade presente um conjunto de problemas na qual
a atual geração de brasileiros está chamada a solucionar. As deformações e
dilemas acumulados ao longo da história, se não forem superados com rapidez,
poderão conduzir o país a retrocessos.
Embora jovem, o povo
brasileiro foi enfraquecido por conflitos e lutas pela liberdade e pelos
direitos sociais, pela independência e a soberania do país. Tal processo marcou
sua história desde a resistência indígena e dos africanos contra a
escravização, passando pelo enfrentamento heroico às ditaduras, até as lutas
operárias e populares características de nosso tempo. O povo é o herói e o
autor da nacionalidade, o empreendedor dos avanços ocorridos no país.
A grande crise global do
capitalismo da época atual – cuja fase aguda começou em setembro de 2008 –
atingiu o Brasil em pleno crescimento, impondo medidas emergenciais e estruturais.
Ela criou uma situação mundial e nacional nova para a contínua exigência de
novo “projeto de desenvolvimento”, e o nível das lutas para tanto. A formulação
de tal projeto adquire uma dimensão inédita, requer respostas políticas e
econômicas que não se limitem a remediar o impasse gerado pela grande crise do
capitalismo.
Neste sentido é necessário distinguir novas
oportunidades e caminhos agindo de maneira que se garanta:
• Vida social harmônica:
Resolver as contradições e tensões existentes no âmbito do povo; promover a
igualdade social para que avance a construção de uma sociedade solidária e
humanista. Lutar prioritariamente contra o racismo e por políticas de promoção
da igualdade social. Combater as opressões e discriminações que desrespeitem a
liberdade religiosa e a livre orientação sexual. Garantir os direitos das
crianças, adolescentes, jovens e idosos, e políticas de acessibilidade
universal para as pessoas com deficiência.
• Democratização da sociedade:
Combater a enorme injustiça social do país, tendo como diretriz que cada
cidadão tenha os mesmos direitos e condições para o seu desenvolvimento.
Superar progressivamente a pobreza, assegurar às pessoas marginalizadas um
conjunto básico de recursos e direitos sociais. Garantir qualidade de vida para
todos.
• Educação para todos:
Priorizar a educação que garanta qualidade e caráter científico, crítico e
laico. Garantir acesso e permanência dos estudantes em todos os níveis.
Universalizar o ensino básico, progressivamente integral. Criar práticas
cooperativistas que compreendam princípios de bem estar comum, virtudes e
valores para auxiliar na atuação consciente da construção social e democrática.
Erradicar o analfabetismo. Investir significativamente e sistematicamente em
pesquisa. Fortalecer a educação relacionada com o trabalho e o desenvolvimento,
assim, ocorrerá à superação da desigualdade social.
• Conhecimento Científico: O
aluno chega à escola trazendo consigo uma bagagem considerável de conceitos e
conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, através de suas interações
sociais, e neste sentido cabe ao professor provocá-lo, confrontando-o com novos
conceitos e conhecimentos que o levem a uma reestruturação dos mesmos, formando
uma nova significação. O conhecimento é a condição para alcançarmos o
comprometimento e a competência necessária para a transformação do meio através
da razão e da experiência. Qualquer novo conhecimento provoca dissoluções e
novas integrações. Segundo Leonardo da Vinci, “quanto mais conhecemos mais
amamos”. Na escola, o conhecimento além de tornar nossos alunos autônomos,
contribui para uma relação educativa amorosa.
Portanto, a escola tem o
compromisso de oferecer um ensino de qualidade para que o aluno tenha atuação
crítica e participativa na sociedade, podendo agir na transformação do seu
meio. Tornando-se um sujeito ativo na construção da história.
Embora não seja a Escola o
único lugar onde acontece a educação, na sociedade atual a educação Escolar se
faz indispensável para a cidadania autônoma e competente. Constitui-se a Escola
um espaço especialmente organizado para que se dê a construção de valores,
conhecimentos e habilidades necessárias e conscientes, além da construção da
responsabilidade sobre o exercício da democracia.
Estrutura-se a Escola através
dos sujeitos que dela fazem parte e das relações que estabelecem entre si e com
o meio. Nestas relações aparece a singularidade de cada sujeito, a sua cultura,
o seu ponto de vista, a sua leitura de mundo, que comunicados aos outros,
contribuem para a construção de conhecimentos reelaborados.
PAPEL DA ESCOLA E OBJETIVOS DA
ESCOLA:
A Escola Básica Municipal
Maria Petroli tem como filosofia:
·
Conhecer a realidade dos alunos;
·
Intervir com conhecimento científico na
realidade encontrada;
·
Sensibilizar para uma transformação desta
realidade;
Meta geral: Priorizar o
conhecimento, oportunizando o desenvolvimento de um aluno crítico, responsável,
participativo e preparado para o pleno exercício de cidadania.
QUESTÕES REGIMENTAIS
COMPETE AOS ALUNOS COM ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DOS RESPONSÁVEIS LEGAIS:
•
Frequentar
assiduamente as aulas, bem como, as diferentes atividades escolares realizadas;
•
Respeitar as normas disciplinares do
estabelecimento de ensino apresentando
boa conduta;
•
Zelar pela higiene, limpeza e conservação das
instalações, dependências, material, móveis e utensílios. No caso de
depredação, responsabilizar-se em repor ou reparar os danos causados ao
Patrimônio;
•
Manter uma relação de cortesia e respeito com
o gestor, professores, funcionários e colegas;
•
Possuir o material escolar básico individual
necessário conservando-o em perfeita ordem;
•
Apresentar-se uniformizado na escola, ou seja,
vestindo camiseta branca/azul/vermelha, com a logo da Escola.
•
Vestir-se adequadamente no estabelecimento
educacional, nas aulas de atividades físicas estar uniformizado com roupas
adequadas para prática.
•
Contribuir para elevação moral do nome do
estabelecimento, promovendo seu prestígio em qualquer lugar onde estiver;
•
Participar do processo ensino-aprendizagem,
dispondo-se a realizar os trabalhos propostos;
•
Justificar as faltas, as chegadas tardias ou
saídas antecipadas de forma escrita. O documento deverá ser entregue na
secretaria;
•
As entradas e saídas da escola só acontecerão
com a permissão da direção pedagógica;
•
Ser assíduo e pontual no que se refere a
trabalhos escolares, aplicando o máximo zelo no aproveitamento do ensino
proporcionado;
•
Utilizar-se
de livros e outros materiais disponíveis na biblioteca escolar
responsabilizando-se na devolução no tempo devido. Em caso de esquecimento
haverá multa de $ 0,30 centavos por dia, para cada exemplar, já em situação de
perda ou dano, repor o material;
•
Utilizar-se das instalações e dependências do
estabelecimento que lhe forem necessárias, nos horários de funcionamento,
quando necessário;
•
Tomar conhecimento das notas obtidas e da sua
frequência através do boletim escolar, retirando o mesmo, na data agendada pela
direção;
•
Trazer garrafa para água individual. A
reposição do líquido deve ocorrer no recreio.
•
Justificar faltas com atestado médico. Isso
assegurará a realização de trabalhos e avaliações realizados durante a
ausência.
•
Inteirar-se dos conteúdos trabalhados durante
a ausência da Escola;
•
Utilizar o banheiro, preferencialmente, na
hora do recreio. Os alunos que tiverem problemas fisiológicos deverão trazer
atestado médico ou comunicação escrita dos pais/responsáveis.
•
Organizar a sala de aula ou lugar que acontece
a aula, desligando as luzes, ventiladores, organizando as classes nas fileiras,
recolhendo lixo individual, organizando os livros didáticos, fechando janelas e
ajeitando as cortinas;
•
Cooperar na manutenção da higiene e na
conservação das instalações escolares: salas de aula, banheiros, carteiras,
cadeiras, mesas para lanchar.
•
Aluno atleta deve apresentar documento de
dispensa para jogos/torneios. É de sua responsabilidade solicitar a assinatura
dos professores, no documento que informa saída, toda vez que participar de
competições oficiais e que representar a escola. Dessa forma os professores
encaminharão as avaliações.
•
Permanecer na escola somente no seu período de
aula, devendo justificar sua presença fora de horário na secretaria da escola.
•
Cumprir com as tarefas (temas) solicitadas
pelos professores respeitando a data combinada e a metodologia exigida.
•
Respeitar o espelho de classe. A troca de
lugar será feita pela direção pedagógica, quando necessário.
•
Cumprir horários das Oficinas Pedagógicas. A
permanência na Escola deverá ser de 5 minutos antes e 5 minutos depois de cada
modalidade.
•
Comprovar através de atestado médico problemas
de saúde. Desse modo os profissionais saberão como agir em situações necessárias.
É dever dos responsáveis legais da criança/adolescente informar o uso de
medicamentos.
•
Fazer uso de repelente;
NÃO É PERMITIDO AOS ALUNOS:
•
Trazer objetos de valor ou perigosos, bem como
dinheiro. Os funcionários da Escola não
se responsabilizam pelo extravio de materiais.
•
A chegada de alunos com exagerada antecedência
na escola, com exceção de alunos que dependem de transporte. Não será
permitida a entrada no espaço escolar antes das 7h 15 da manhã e ante s das 13h
da tarde;
•
Trazer e utilizar entorpecentes (cigarro,
bebida alcoólica, drogas ilícitas, outros) na Unidade Escolar;
•
Formar grupos que promovam exclusão, promover
algazarras e baderna no ambiente escolar que interferem no processo de
ensino-aprendizagem;
•
Impedir
a entrada de colegas nas aulas, induzindo-os à ausência coletiva;
•
Utilizar-se
do nome do estabelecimento em manifestações ofensivas à pessoas ou à
instituições;
•
Apropriar-se ou utilizar materiais de colegas
sem que haja o consentimento dos mesmos;
•
Jogar jogos de azar nas dependências da
escola sem autorização da Direção Pedagógica;
•
Trazer
e usar aparelhos sonoros portáteis como celulares, MP3, MP4, entre outros, nas
dependências da escola sem autorização da Direção Pedagógica;
•
Permanecer nas salas de aula no momento do
recreio uma vez que é o momento destinado para ao lanche, ir ao banheiro e
descansar. O recreio será acompanhado pelos professores, funcionários e liga
estudantil, conforme escala;
•
Conversar em tom de voz não compatível com o ambiente,
algazarras e correrias;
•
Ausentar-se da sala de aula para ir ao
banheiro ou tomar água sem a permissão do responsável;
•
Usar
equipamentos escolares de forma inadequada como: colar adesivos, dar socos nos
computadores, desligar os computadores de forma errada;
•
Modificar a localização de periféricos e
componentes dos computadores de onde estão instalados, tais como monitor,
teclado e mouse;
•
Fazer download e instalação de qualquer tipo
de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão;
•
Abrir arquivos que podem conter vírus;
•
Alterar as configurações dos computadores e
programas;
•
Colocar os dedos na tela do computador, ou
objetos como, por exemplo: caneta, lápis...;
•
Imprimir arquivos sem a autorização do
professor e responsável pelo laboratório de informática;
•
Acessar chats, páginas de relacionamentos ou
de conteúdos impróprios ou outros não relacionados às atividades escolares;
Quando ocorrer uso indevido de aparelhos e/ou internet será aplicada lei
14.363/08.
•
Discutir com os colegas ou correr no
laboratório;
•
Ter atitudes desrespeitosas com os professores
e colegas;
•
Brincar ou se balançar nas cadeiras;
•
Trazer guloseimas (doces, bola de mascar,
refrigerantes, salgadinhos, outros) na Unidade de Ensino;
•
Causar
qualquer tipo de dano nos materiais ou patrimônio público;
•
Entrar e ou sair da biblioteca nos intervalos
das aulas sem a autorização do professor, exceto quando for absolutamente
imprescindível ou em casos de devolução
de livros ou renovação;
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