MAIS

LINHA TEÓRICO – METODOLÓGICA:

A linha teórico-metodológica da escola fundamenta-se na Proposta de Educação Democrática da Rede Municipal de Ensino de Concórdia.
A Proposta de Educação de Concórdia, desde 2001, vem promovendo discussões com o objetivo de consolidar, junto à Unidade de Ensino, seus Planos Políticos Pedagógicos, embasados nos princípios de uma Escola Democrática e Cidadã para todos que:
·         Privilegia a formação continuada;
·         Considere o aluno/criança como sujeito histórico;
·         Tenha como ponto de partida a realidade escolar e social;
·         Seja reflexiva
·         Garanta o acesso à escola
·         Prepare para a Cidadania
·         Busque autonomia
·         Tenha como princípio apropriação do conhecimento.
A Proposta de Educação Democrática foi construída coletivamente com os professores da Rede Municipal, por meio das Conferências de Educação, promovidas nos anos de 2003, 2006 e 2011, as quais definiram o embasamento teórico-metodológico pautado no Materialismo Histórico e Dialético. Isso implica em possibilitar através dos conteúdos trabalhados e das relações vividas, que os alunos consigam compreender suas vidas, refletir sobre elas e buscar coletivamente, nos mais diversos grupos sociais, alternativas de mudanças na estrutura social, trabalhando conhecimentos científicos e politicamente comprometidos com a construção de uma sociedade democrática e de educação pública.
O Materialismo Histórico, não é um método (...). Ele é também uma teoria, ou seja, um complexo conceitual que permite pensar o objeto. É teoria e método, como elementos interligados e aspectos diferentes de uma mesma realidade (...). É o materialismo que confere à dialética seu caráter histórico, pois expressa os princípios das condições concretas da produção do conhecimento. (SIRGADO, 2000, Revista Educação e Sociedade). Deste modo, pode-se afirmar que produzir conhecimento significativo, historicamente situado e que leve o indivíduo à autonomia é o principal compromisso da perspectiva defendida por uma Educação Democrática.
Nesse sentido, todas as ações que constituem a Política Pública de Educação da Rede Municipal de Ensino são implementadas levando em conta a perspectiva dialética. Tudo o que se assume nesta proposta tem por objetivo aprimorar o sujeito para exercer a cidadania na sua contemporaneidade, entendendo os elementos históricos como meio de análise para trilhar caminhos futuros.
Muitas ações realizadas como reformas, ampliações, aquisições de equipamentos didático-pedagógicos visando atender todos os alunos, a partir do princípio de que a Educação Democrática não exclui, não diferencia, mas deve procurar desenvolver o trabalho educativo a partir das experiências de cada aluno. Isso implica em considerar que o ponto de partida para o trabalho na educação seja a prática social e o ponto de chegada seja também a prática social, contudo, esta última modificada pelo trabalho efetuado pela escola, mediado pelas situações de ensino e de aprendizagem.
No entanto, as ações desencadeadas neste processo perpassam por situações reais, imersas no modo de produção capitalista. Caso a educação não considere a prática social, estar-se-á entendendo o aluno como ser passivo e a educação como mero instrumento de dominação, ou como chama Freire, a educação teria um caráter bancário. Para freire (2006) em oposição à educação bancária, a educação é libertadora. Nesta concepção, o conhecimento parte da realidade concreta do homem e este reconhece o seu caráter histórico e transformador.
Uma proposta pedagógica se consolida ainda pela participação da comunidade escolar, no intuito de contribuir com o que lhes cabe: acompanhar os filhos na escola, participar das organizações deliberativas e consultivas como a APP, Conselhos Deliberativos, Assembleias e outras programações previstas neste Plano Político Pedagógico.
Enfim, a Proposta Pedagógica de Educação Municipal se desenvolve com a participação coletiva de toda a comunidade escolar, cujo anseio é a consolidação de uma educação cada vez mais com qualidade.


PRINCÍPIOS DA ESCOLA

Pública, para todos, gratuita, respeito ao pluralismo de ideias, valorização das experiências extraescolares, reconhecimento e valorização da diversidade humana como fator de enriquecimento do processo educacional inclusivo, garantia de qualidade para todos.
No transcorrer das primeiras décadas do século XXI, o Brasil teve condições para se tornar uma das nações mais fortes e influentes do mundo. Um país soberano, democrático, socialmente avançado. Ao longo de mais de cinco séculos, apesar das adversidades, o povo brasileiro construiu uma grande Nação. Todavia, o processo conflituoso de sua construção trouxe para sua realidade presente um conjunto de problemas na qual a atual geração de brasileiros está chamada a solucionar. As deformações e dilemas acumulados ao longo da história, se não forem superados com rapidez, poderão conduzir o país a retrocessos.
Embora jovem, o povo brasileiro foi enfraquecido por conflitos e lutas pela liberdade e pelos direitos sociais, pela independência e a soberania do país. Tal processo marcou sua história desde a resistência indígena e dos africanos contra a escravização, passando pelo enfrentamento heroico às ditaduras, até as lutas operárias e populares características de nosso tempo. O povo é o herói e o autor da nacionalidade, o empreendedor dos avanços ocorridos no país.
A grande crise global do capitalismo da época atual – cuja fase aguda começou em setembro de 2008 – atingiu o Brasil em pleno crescimento, impondo medidas emergenciais e estruturais. Ela criou uma situação mundial e nacional nova para a contínua exigência de novo “projeto de desenvolvimento”, e o nível das lutas para tanto. A formulação de tal projeto adquire uma dimensão inédita, requer respostas políticas e econômicas que não se limitem a remediar o impasse gerado pela grande crise do capitalismo.
 Neste sentido é necessário distinguir novas oportunidades e caminhos agindo de maneira que se garanta:
• Vida social harmônica: Resolver as contradições e tensões existentes no âmbito do povo; promover a igualdade social para que avance a construção de uma sociedade solidária e humanista. Lutar prioritariamente contra o racismo e por políticas de promoção da igualdade social. Combater as opressões e discriminações que desrespeitem a liberdade religiosa e a livre orientação sexual. Garantir os direitos das crianças, adolescentes, jovens e idosos, e políticas de acessibilidade universal para as pessoas com deficiência.
• Democratização da sociedade: Combater a enorme injustiça social do país, tendo como diretriz que cada cidadão tenha os mesmos direitos e condições para o seu desenvolvimento. Superar progressivamente a pobreza, assegurar às pessoas marginalizadas um conjunto básico de recursos e direitos sociais. Garantir qualidade de vida para todos.
• Educação para todos: Priorizar a educação que garanta qualidade e caráter científico, crítico e laico. Garantir acesso e permanência dos estudantes em todos os níveis. Universalizar o ensino básico, progressivamente integral. Criar práticas cooperativistas que compreendam princípios de bem estar comum, virtudes e valores para auxiliar na atuação consciente da construção social e democrática. Erradicar o analfabetismo. Investir significativamente e sistematicamente em pesquisa. Fortalecer a educação relacionada com o trabalho e o desenvolvimento, assim, ocorrerá à superação da desigualdade social.
• Conhecimento Científico: O aluno chega à escola trazendo consigo uma bagagem considerável de conceitos e conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida, através de suas interações sociais, e neste sentido cabe ao professor provocá-lo, confrontando-o com novos conceitos e conhecimentos que o levem a uma reestruturação dos mesmos, formando uma nova significação. O conhecimento é a condição para alcançarmos o comprometimento e a competência necessária para a transformação do meio através da razão e da experiência. Qualquer novo conhecimento provoca dissoluções e novas integrações. Segundo Leonardo da Vinci, “quanto mais conhecemos mais amamos”. Na escola, o conhecimento além de tornar nossos alunos autônomos, contribui para uma relação educativa amorosa.
Portanto, a escola tem o compromisso de oferecer um ensino de qualidade para que o aluno tenha atuação crítica e participativa na sociedade, podendo agir na transformação do seu meio. Tornando-se um sujeito ativo na construção da história.
Embora não seja a Escola o único lugar onde acontece a educação, na sociedade atual a educação Escolar se faz indispensável para a cidadania autônoma e competente. Constitui-se a Escola um espaço especialmente organizado para que se dê a construção de valores, conhecimentos e habilidades necessárias e conscientes, além da construção da responsabilidade sobre o exercício da democracia.
Estrutura-se a Escola através dos sujeitos que dela fazem parte e das relações que estabelecem entre si e com o meio. Nestas relações aparece a singularidade de cada sujeito, a sua cultura, o seu ponto de vista, a sua leitura de mundo, que comunicados aos outros, contribuem para a construção de conhecimentos reelaborados.

PAPEL DA ESCOLA E OBJETIVOS DA ESCOLA:
A Escola Básica Municipal Maria Petroli tem como filosofia:
·         Conhecer a realidade dos alunos;
·         Intervir com conhecimento científico na realidade encontrada;
·         Sensibilizar para uma transformação desta realidade;
Meta geral: Priorizar o conhecimento, oportunizando o desenvolvimento de um aluno crítico, responsável, participativo e preparado para o pleno exercício de cidadania.




QUESTÕES REGIMENTAIS


COMPETE AOS ALUNOS  COM ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DOS RESPONSÁVEIS LEGAIS:

          Frequentar assiduamente as aulas, bem como, as diferentes atividades escolares realizadas;
           Respeitar as normas disciplinares do estabelecimento de ensino  apresentando boa conduta;
           Zelar pela higiene, limpeza e conservação das instalações, dependências, material, móveis e utensílios. No caso de depredação, responsabilizar-se em repor ou reparar os danos causados ao Patrimônio;
           Manter uma relação de cortesia e respeito com o gestor, professores, funcionários e colegas;
           Possuir o material escolar básico individual necessário conservando-o em perfeita ordem;
           Apresentar-se uniformizado na escola, ou seja, vestindo camiseta branca/azul/vermelha, com a logo da Escola.
           Vestir-se adequadamente no estabelecimento educacional, nas aulas de atividades físicas estar uniformizado com roupas adequadas para prática.
        Contribuir para elevação moral do nome do estabelecimento, promovendo seu prestígio em qualquer lugar onde estiver;
        Participar do processo ensino-aprendizagem, dispondo-se a realizar os trabalhos propostos;
        Justificar as faltas, as chegadas tardias ou saídas antecipadas de forma escrita. O documento deverá ser entregue na secretaria;
         As entradas e saídas da escola só acontecerão com a permissão da direção pedagógica;
        Ser assíduo e pontual no que se refere a trabalhos escolares, aplicando o máximo zelo no aproveitamento do ensino proporcionado;
       Utilizar-se de livros e outros materiais disponíveis na biblioteca escolar responsabilizando-se na devolução no tempo devido. Em caso de esquecimento haverá multa de $ 0,30 centavos por dia, para cada exemplar, já em situação de perda ou dano, repor o material;
           Utilizar-se das instalações e dependências do estabelecimento que lhe forem necessárias, nos horários de funcionamento, quando necessário;
           Tomar conhecimento das notas obtidas e da sua frequência através do boletim escolar, retirando o mesmo, na data agendada pela direção;
           Trazer garrafa para água individual. A reposição do líquido deve ocorrer no recreio.
           Justificar faltas com atestado médico. Isso assegurará a realização de trabalhos e avaliações realizados durante a ausência.
           Inteirar-se dos conteúdos trabalhados durante a ausência da Escola;
           Utilizar o banheiro, preferencialmente, na hora do recreio. Os alunos que tiverem problemas fisiológicos deverão trazer atestado médico ou comunicação escrita dos pais/responsáveis.
           Organizar a sala de aula ou lugar que acontece a aula, desligando as luzes, ventiladores, organizando as classes nas fileiras, recolhendo lixo individual, organizando os livros didáticos, fechando janelas e ajeitando as cortinas;
           Cooperar na manutenção da higiene e na conservação das instalações escolares: salas de aula, banheiros, carteiras, cadeiras, mesas para lanchar.
           Aluno atleta deve apresentar documento de dispensa para jogos/torneios. É de sua responsabilidade solicitar a assinatura dos professores, no documento que informa saída, toda vez que participar de competições oficiais e que representar a escola. Dessa forma os professores encaminharão as avaliações.
           Permanecer na escola somente no seu período de aula, devendo justificar sua presença fora de horário na secretaria da escola.
           Cumprir com as tarefas (temas) solicitadas pelos professores respeitando a data combinada e a metodologia exigida.
           Respeitar o espelho de classe. A troca de lugar será feita pela direção pedagógica, quando necessário.
           Cumprir horários das Oficinas Pedagógicas. A permanência na Escola deverá ser de 5 minutos antes e 5 minutos depois de cada modalidade.
           Comprovar através de atestado médico problemas de saúde. Desse modo os profissionais saberão como agir em situações necessárias. É dever dos responsáveis legais da criança/adolescente informar o uso de medicamentos.
           Fazer uso de repelente;

NÃO É PERMITIDO AOS ALUNOS:

          Trazer objetos de valor ou perigosos, bem como dinheiro.  Os funcionários da Escola não se responsabilizam pelo extravio de materiais.
          A chegada de alunos com exagerada antecedência na escola, com exceção de alunos que dependem de transporte. Não será permitida a entrada no espaço escolar antes das 7h 15 da manhã e ante s das 13h da tarde;
          Trazer e utilizar entorpecentes (cigarro, bebida alcoólica, drogas ilícitas, outros) na Unidade Escolar;
          Formar grupos que promovam exclusão, promover algazarras e baderna no ambiente escolar que interferem no processo de ensino-aprendizagem;
         Impedir a entrada de colegas nas aulas, induzindo-os à ausência coletiva;
         Utilizar-se do nome do estabelecimento em manifestações ofensivas à pessoas ou à instituições;
          Apropriar-se ou utilizar materiais de colegas sem que haja o consentimento dos mesmos;
          Jogar jogos de azar nas dependências da escola sem autorização da Direção Pedagógica;
         Trazer e usar aparelhos sonoros portáteis como celulares, MP3, MP4, entre outros, nas dependências da escola sem autorização da Direção Pedagógica;
          Permanecer nas salas de aula no momento do recreio uma vez que é o momento destinado para ao lanche, ir ao banheiro e descansar. O recreio será acompanhado pelos professores, funcionários e liga estudantil, conforme escala;
          Conversar em tom de voz não compatível com o ambiente, algazarras e correrias;
          Ausentar-se da sala de aula para ir ao banheiro ou tomar água sem a permissão do responsável;
         Usar equipamentos escolares de forma inadequada como: colar adesivos, dar socos nos computadores, desligar os computadores de forma errada;
          Modificar a localização de periféricos e componentes dos computadores de onde estão instalados, tais como monitor, teclado e mouse;
          Fazer download e instalação de qualquer tipo de arquivo não relacionado às atividades escolares e sem permissão;
          Abrir arquivos que podem conter vírus;
          Alterar as configurações dos computadores e programas;
          Colocar os dedos na tela do computador, ou objetos como, por exemplo: caneta, lápis...;
          Imprimir arquivos sem a autorização do professor e responsável pelo laboratório de informática;
          Acessar chats, páginas de relacionamentos ou de conteúdos impróprios ou outros não relacionados às atividades escolares; Quando ocorrer uso indevido de aparelhos e/ou internet será aplicada lei 14.363/08.
          Discutir com os colegas ou correr no laboratório;
          Ter atitudes desrespeitosas com os professores e colegas;
          Brincar ou se balançar nas cadeiras;
          Trazer guloseimas (doces, bola de mascar, refrigerantes, salgadinhos, outros) na Unidade de Ensino;
         Causar qualquer tipo de dano nos materiais ou patrimônio público;
          Entrar e ou sair da biblioteca nos intervalos das aulas sem a autorização do professor, exceto quando for absolutamente imprescindível ou em casos de  devolução de livros ou renovação;




TEMÁTICA 




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