sexta-feira, 4 de março de 2011

Oficinas Pedagógicas

A escola existe para proporcionar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber e a igualdade, para construir relações humanas dignas entre diversas classes sociais.
As ações complementares (oficinas pedagógicas) vêm ao encontro com essa nova perspectiva pedagógica da educação, como forma de oportunizar alunos e participarem de atividades extra classe. Conheça agora um pouco sobre cada oficina e o horário de cada uma delas:

Oficina de Futsal

Professor Moacir

Segunda-feira o dia todo e sexta-feira de manhã

Muito Mais Que Jogar, Explorar o Mundo Através do Conhecimento Construído Pelo Esporte.

O Futsal tem importância significativa, pois as crianças e os adolescentes aprendem por meio do esporte, valores fundamentais que levam para a vida, como: união, respeito, amizade, entre outros.

Além de aprenderem a lidar com as vitórias e derrotas que o esporte proporciona, e por fim aprendem a vencer através do esforço pessoal, desenvolvendo assim a independência, o sentido de responsabilidade e a confiança em si mesmos. Portanto pode, sem dúvida, se tornar um excelente meio para que dentro de um processo educativo, contribua para a formação integral e crítica do ser humano.

Oficina de Dança

Professora Izabela Troian

Segunda Feira

. . . revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades do movimento. Na infância ela é de fundamental importância, pois permite que a criança evolua em relação ao domínio de seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos

Oficina de Tênis

Professor Mauricio Santana

Quarta-feira

No Tênis, o aspecto da concentração é fundamental. O jogar Tênis exige uma concentração e atenção que se bem orientadas, poderão tornar-se um bom pressuposto para as atividades teóricas relacionadas com as disciplinas escolares de grande valor para os afazeres do dia a dia da criança, os quais requerem atenção e concentração.

Sendo uma atividade que também contribui no desenvolvimento social e motor da criança.

“O Tênis é um jogo que envolve movimentos físicos de outros esportes tais como: correr, saltar e arremessar, e usa atributos básicos de rapidez, destreza e resistência.

Reforço Pedagógico

Professora Elaine Figueira Schneider

Terça e quinta-feira

Hoje em nossa escola temos o REFORÇO PEDAGÓGICO, que não é apenas “uma forcinha” no aprendizado do aluno, mas, um projeto sério com finalidades definidas, destinado a fornecer as competências necessárias aos alunos.

“a alfabetização é um processo contínuo na vida do educando, mas levando em consideração a heterogeneidade, cada individuo é único, uns conseguem assimilar rápido o sentido da leitura e da escrita, interpretando e formando sua criticidade, outros por vários motivos demoram mais um pouco para despertar suas habilidades, a partir daí, surge a importância do reforço, uma dedicação exclusiva para alunos que apresentam dificuldades, oportunizando aos mesmos a refletir sobre a escrita, onde o trabalho deve ser centrado na dificuldade individual” TACIANA CABRAL

O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.

Os alunos que participam do reforço escola, sempre apresentam avanços em sua aprendizagem, pois tiveram voltados pra si a atenção necessária para desenvolver-se.

Um comentário:

primos disse...

Considero que as oficinas pedagógicas são a oportunidade de equilibrar o nível de aprendizagem dentro de um grupo que teóricamente deveria estar homogênio. Parabéns pelo esforço dos professores que se dedicam a este trabalho.
César Antônio Schneider
Técnico Administrativo em Educação
IF Catarinense - Campus Concórdia