terça-feira, 27 de setembro de 2011
Sistema Solar
Para melhor compreender toda a
trajetória de formação, funcionamento e posição dos planetas que constituem o
nosso sistema solar, os alunos do 4º ano, em conjunto, construíram um sistema
solar.
Com esse trabalho puderam perceber as
proporções de distância e tamanho, bem como as características e a composição
de cada planeta.
A atividade envolveu toda a turma, que empolgada trabalhava e se preparava para apresentar o trabalho com a orientação da professora Maritania Poleto.
A atividade envolveu toda a turma, que empolgada trabalhava e se preparava para apresentar o trabalho com a orientação da professora Maritania Poleto.
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
IV Edição do Projeto Poesia traz Nando Soares.
A quarta edição do projeto “Poesia na Escola”, recebeu nesta quinta (15-09) o professor, artista, músico e compositor Luis Fernando Soares, mais conhecido como Nando. Em sua fala, procurou demonstrar aos alunos, a importância, o significado e o valor que devemos dar à palavra. Utilizando como exemplo as palavras mágicas como: “por favor”, “com licença” e “obrigado, que são significativas em nosso dia-a-dia, construiu um legado de oportunidades que nos ajudam à “abrir as portas”. Entre uma fala e outra, brincou, contou piada, cantou e interagiu com os alunos presentes. Além da valiosa colaboração para o projeto, demonstrou também aos alunos, que mesmo palavras “soltas”, com um pouco de inspiração, poderemos coligá-las e construir-mos uma bela frase ou um verso. No encerramento, nos deixou um texto resumindo seu entendimento sobre a palavra e como elas alicerçam a linguagem, a música, a poesia, o conto, etc. Segue abaixo.
“As palavras nos levam por diferentes universos. Exploração e interpretação do mundo, consciência, o que sentimos e criticamos.
O presente, o futuro, o passado, questionamentos entre o que acreditamos e o mundo exterior, impulsos contraditórios, o cotidiano...
Saudosismo, terra natal, costumes locais, desencanto, pessimismo, questões ideológicas ou humanas, sofrimento, dor na cidade ou no campo.
Muitos poetas colocam em evidencia o seu “EU” em relação ao mundo, ideias sociais, anseios. A gente não amarra as palavras, elas se encontram sempre para novos significados (novos rumos, novos horizontes). Elas se articulam sem nenhum sentido, para darem seu próprio sentido, segundo o plano de criação do poeta.
Os poemas expressam uma profunda reflexão do poeta sobre o atributo da memória, do sentimento, seja ele melancólico, nostálgico, saudosista, de amizade, enfim...
Ou com fragmentos esparsos do, ou de, um passado imaginário sem nenhum sentido pressuposto.
O poeta destrói a ilusão e a recompõe, com sua criação poética.
As palavras nos dão infindos caminhos de linguagem, para expressarmos nossos sentimentos. Todas essas ideias, intervêm nas criações. A poesia, muitas vezes se torna impotente ao senso comum. Ou seja, pessoas que só entendem ou gostam do que conhecem. Existe um universo de palavras a serem desvendadas e que para muitos não significam nada, mas que realmente fazem a diferença na vida.”
Por: Luis Fernando Soares (Nando)
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
2ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO.
Nos dias 08 e 09 de setembro, ocorreu a 2ª edição da feira do livro de Concórdia. O evento contou com a presença do autor de livros infantis, Mario Pirata, que encantou as crianças com sua poesia rimada, interagindo e animando a todos que estiveram no local. A feira do livro também contou com a presença do Gabriel "Pensador", cantor, poeta e escritor que envolveu a todos que o prestigiaram com poesia, leitura e encenação de história com crianças que lá estavam. Juntamente com as crianças que subiram ao palco para encenar história, lida pelo próprio Gabriel "Pensador", estavam dois alunos da EBM Maria Petroli, Vinícius e Laios da 5ª série, que leram e dançaram, demonstrando talento ao lado do poeta, que com simplicidade, simpatia levou crianças e adultos a viajar na imaginação. Dessa forma, incentivou ao hábito da leitura e o desenvolvimento da habilidade da escrita.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
DIA 26/09/2011 - TODOS CONTRA O CRACK.
A banda Pulso Colorido de Campos Novos, que compôs uma música para a campanha contra o uso da droga, vai participar do dia "Todos Contra o Crack" em Florianópolis.
Juliano conta que a ideia de compor a canção surgiu depois que a banda participou de eventos da Campanha do Agasalho, do Grupo RBS. A Pulso Colorido também vai estar em Florianópolis para o Dia Todos Contra o Crack, que ocorre no sábado, dia 26. A ação será feita em 18 cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Neste dia, os principais comunicadores, comentaristas e colunistas do Grupo RBS farão a distribuição de adesivos da campanha em praças, ruas e avenidas movimentadas das cidades.
Além de adesivar o maior número possível de automóveis, o objetivo do Dia Todos Contra o Crack é incentivar a sociedade a se engajar na campanha, provocando a discussão e a busca por soluções para a epidemia da droga em ambos os Estados do Sul. Entidades parceiras, personalidades e voluntários também participarão do evento.
O Jornal do Almoço do sábado (26), fará flashes ao vivo das mobilizações nas 18 cidades nos dois Estados. O programa da RBS TV também lançará, em primeira mão, os filmes da segunda fase da campanha Crack, Nem Pensar, produzidos com depoimentos reais com foco na prevenção.
Eles abordarão, entre outros temas, a importância da família, os efeitos da droga no organismo, as formas de prevenção e as dificuldades do tratamento.Participe!
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)