A quarta edição do projeto “Poesia na Escola”, recebeu nesta quinta (15-09) o professor, artista, músico e compositor Luis Fernando Soares, mais conhecido como Nando. Em sua fala, procurou demonstrar aos alunos, a importância, o significado e o valor que devemos dar à palavra. Utilizando como exemplo as palavras mágicas como: “por favor”, “com licença” e “obrigado, que são significativas em nosso dia-a-dia, construiu um legado de oportunidades que nos ajudam à “abrir as portas”. Entre uma fala e outra, brincou, contou piada, cantou e interagiu com os alunos presentes. Além da valiosa colaboração para o projeto, demonstrou também aos alunos, que mesmo palavras “soltas”, com um pouco de inspiração, poderemos coligá-las e construir-mos uma bela frase ou um verso. No encerramento, nos deixou um texto resumindo seu entendimento sobre a palavra e como elas alicerçam a linguagem, a música, a poesia, o conto, etc. Segue abaixo.
“As palavras nos levam por diferentes universos. Exploração e interpretação do mundo, consciência, o que sentimos e criticamos.
O presente, o futuro, o passado, questionamentos entre o que acreditamos e o mundo exterior, impulsos contraditórios, o cotidiano...
Saudosismo, terra natal, costumes locais, desencanto, pessimismo, questões ideológicas ou humanas, sofrimento, dor na cidade ou no campo.
Muitos poetas colocam em evidencia o seu “EU” em relação ao mundo, ideias sociais, anseios. A gente não amarra as palavras, elas se encontram sempre para novos significados (novos rumos, novos horizontes). Elas se articulam sem nenhum sentido, para darem seu próprio sentido, segundo o plano de criação do poeta.
Os poemas expressam uma profunda reflexão do poeta sobre o atributo da memória, do sentimento, seja ele melancólico, nostálgico, saudosista, de amizade, enfim...
Ou com fragmentos esparsos do, ou de, um passado imaginário sem nenhum sentido pressuposto.
O poeta destrói a ilusão e a recompõe, com sua criação poética.
As palavras nos dão infindos caminhos de linguagem, para expressarmos nossos sentimentos. Todas essas ideias, intervêm nas criações. A poesia, muitas vezes se torna impotente ao senso comum. Ou seja, pessoas que só entendem ou gostam do que conhecem. Existe um universo de palavras a serem desvendadas e que para muitos não significam nada, mas que realmente fazem a diferença na vida.”
Por: Luis Fernando Soares (Nando)
Um comentário:
Muito interessante a palestra do Nando.Ele nos mostrou o poder das palavras e o quanto a poesia e o poema são importantes para a nossa vida.
Postar um comentário