A brincadeira
infantil é a forma da criança manejar experiências, criar situações para
dominar a realidade e experimentá-la. Segundo Teles (1999) brincar se coloca
num patamar importantíssimo para a felicidade e realização da criança, no
presente e no futuro. Brincando, ela explora o mundo, constrói o seu saber,
aprende a respeitar o outro, desenvolve o sentimento de grupo, ativa a
imaginação e se autorrealiza.
Telles (1999) acrescenta que a criança que não
brinca, desenvolve muito cedo, a noção do “peso” da vida, na tem condições de
se desenvolver de maneira sadia e que de alguma forma, esta lacuna irá se
manifestar em sua personalidade adulta. Se não se tornar completamente
neurótica, percebe-se, em seu comportamento, traços neuróticos e até psicóticos
e, muitas vezes, esta pessoa carregará sempre a vida como se esta fosse uma
provação, um sacrifício, um dever a ser cumprido. Dificilmente conseguirá
soltar-se, ser feliz com as pequenas coisas e sentir prazer com o genuíno.
Telles (1999)
explica que brincando a criança também coloca para fora as usa emoções e
personaliza os seus conflitos. O brincar estimula a criatividade, a imaginação,
aprofunda, para a criança, a compreensão da realidade.
Trazendo as brincadeiras dos velhos tempos para a nova geração, pais e filhos constroem juntos brinquedos com madeira, sucata e outros materiais. O auxílio dos pais é necessário para a execução dos brinquedos, e isso ensina às crianças o respeito aos pais, que, por sua vez, sentem-se realizados. Usando sucata, as crianças aprendem a valorizar os recursos que têm.
Trazendo as brincadeiras dos velhos tempos para a nova geração, pais e filhos constroem juntos brinquedos com madeira, sucata e outros materiais. O auxílio dos pais é necessário para a execução dos brinquedos, e isso ensina às crianças o respeito aos pais, que, por sua vez, sentem-se realizados. Usando sucata, as crianças aprendem a valorizar os recursos que têm.
Como as crianças,
se encantam com o que veem, relembram brincadeiras, resgatam da memória
brinquedos queridos. Mais adiante, estão lá, envolvidos na construção de
carrinhos, fazendo fantoches, bonecos, trabalhando, brincando, se divertindo
juntos, pais e filhos!
O resgate de brinquedos e jogos das antigas
gerações podem ajudar as crianças a dar mais valor a este tipo de diversão,
desenvolver habilidades motoras e dando mais espaço para que pais e filhos se
divirtam. Seja em brincadeiras ou nos brinquedos desenvolvidos, a imaginação
está sempre solta e o desenvolvimento da criança anda junto com aprendizado e
diversão.
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