quarta-feira, 17 de setembro de 2014

3º LUGAR NO JESC É DA ESCOLA MARIA PETROLI


A Escola Básica Municipal Maria Petroli marcou presença classificando a aluna Jeniffer Ribeiro de Matos na prova dos 1000 m rasos, em 3º lugar, no JESCs de Santa Catarina. O atletismo de Concórdia é mais uma vez destaque. A etapa estadual aconteceu em São José -  Florianópolis.

Também, o aluno Everton Gomes classificou na primeira fase, em Concórdia, em 1º lugar  na modalidade do Pentatlo (é um desporto olímpico que compõe-se por cinco modalidades diferentes). O aluno conquistou a 5ª colocação em Santa Catarina, na fase estadual, também em São José -  Florianópolis. O vencedor foi o que teve melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.

Parabéns aos participantes, professores, direção pedagógica e principalmente aos alunos pela conquista.

Direção



MOCISC 2014

O campus da Universidade do Contestado, em Concórdia, recebeu no dia 12 de setembro, alunos, professores e comunidade escolar da região para participarem da IV Mostra Científica da Região do Contestado (MOCISC) – etapa classificatória de Concórdia, com apoio financeiro do CNPq.
O objetivo é possibilitar a dinamização das feiras de Ciências como atividade indispensável à atualização, fomentando a implementação de mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem, colaborando na inclusão social e na convergência da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.
Ao todo, participaram do evento 64 trabalhos escolares. Desses, 15 foram selecionados para a MOCISC, 3 de cada modalidade. A etapa final da MOCISC em Mafra será realizada nos dias 09 e 10 de outubro.
A diretora da Unidade, Cleonice Bison, agradece alunos, professores, palestrantes, funcionários que auxiliaram no projeto.

CONFIRA A LISTA DOS TRABALHOS CLASSIFICADOS

Classificados MOCISC
I Ciclo -MOCISC (Anos iniciais)
"Salvando um pedacinho do planeta- Consumo Sustentável" - Escola Municipal Maria Petroli
 "Viajando nas histórias do sítio" - EEB José Pierezan
"Desperdício da merenda escolar pelos alunos" - EEB Deodoro

II Ciclo -MOCISC (Anos finais)
"Lajeado Curtume: Sua Revitalização Depende de Todos Nós" - Escola Municipal Maria Petroli
"Implantação do bosque vida verde" - EEB José Pierezan
"Área de lazer no distrito de Tamanduá" - EEB Domingos Magarinos



















DESFILE CÍVICO DE 07 DE SETEMBRO DE 2014

FANFARRA:
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 35 alunos da Fanfarra

O Dia da Independência do Brasil é marcado em nossa  cidade pelo Desfile de 7 de Setembro ao som das Fanfarras das Escolas.
A fanfarra da Escola Básica Municipal Maria Petroli  teve início no ano de 2009 através do projeto Oficina Pedagógica, regida pelo professor Wilson Souque desde o início de suas atividades. Iniciou com 33 participantes e hoje conta com novo regente, o professor Edson  Chaves, com 35 integrantes.
A participação dos alunos em atividades culturais possibilita desenvolver aprendizagens múltiplas, habilidades,  socialização, oportunizando-os a interagir,  neste caso, com instrumentos musicais que alegram e envolvem o aluno.
O trabalho desenvolvido propicia aos alunos um espaço para seu desenvolvimento artístico-musical ao mesmo tempo em que promove a vivência de parâmetros extra musicais como: questões organizacionais, procedimentos utilizados durante o ensaio, apresentação pública,  além dos aspectos de trabalho de grupo com envolvimento da comunidade escolar.
A fanfarra da Escola Básica Municipal Maria Petroli  alegra a festa do Nosso Município de Concórdia.






80 ANOS DE CONCÓRDIA: ASPECTOS ECONÔMICOS

Escola Básica Municipal Maria Petroli, com o objetivo de contribuir com a grande festa dos 80 anos de Emancipação Política Administrativa de Nossa Concórdia, apresenta fatos  que fazem parte da história da Economia do Município que  marcaram processo de desenvolvimento de  Concórdia.
O resultado desta trajetória se materializa pelo crescimento e nos índices conquistados pelo Nosso Município.
Estamos de Parabéns!
Oitenta anos de história. 

DATA DE FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
·         Em 14 de maio de 1976, sob Decreto Lei Nº 1405, foi criada a Escola Isolada Municipal Maria Petroli, o nome homenageou a Senhora Maria Petroli , uma das primeiras moradoras do Bairro.
·         Em 1987 e 1988 a escola passou por reformas e ampliações. A partir deste momento recebeu nova nomenclatura e passou a se chamar Grupo Escolar Municipal Maria Petroli. 
·         Em 12 de dezembro de 2001, sob Decreto Lei Nº 3325, o Grupo Escolar Municipal Maria Petroli passa a se chamar  Escola Básica Municipal Maria Petroli.

Parabéns Concórdia pelos 80 anos.



























EBM Maria Petroli fica em 2º no IDEB em Concórdia

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, neste mês, os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que avaliam a qualidade da Educação Básica do país. O IDEB foi criado em 2005, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O índice utiliza escala de zero a dez pontos e é medido a cada dois anos.
O objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, chegue à nota seis em 2021 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. São utilizados como critério o fluxo escolar (taxas de aprovação, reprovação e evasão obtidas no censo da educação básica) e a média de desempenho na avaliação da Prova Brasil.
A EBM Maria Petroli conquistou o 1º lugar entre as Escolas Municipais no Ensino Fundamental anos finais e o 2º lugar em Concórdia. Os alunos atingiram a média 5,4.
Conforme a diretora, Cleonice Bison, os bons resultados são consequência de um trabalho que já vem de bastante tempo. As temáticas através dos projetos sempre incentivam a leitura, além de contarmos com um grupo de professores capacitado, comprometido, dedicado e empenhado em oferecer ensino de qualidade. A capacitação continuada dos professores, o apoio e incentivo da administração municipal, a participação fundamental de toda a comunidade escolar, pais, APP, Conselho Deliberativo garantiram o bom resultado, ressalta a diretora.
O trabalho continua, temos potencial para melhorar ainda mais e faremos com a cooperação de todos. Estamos de parabéns, finaliza Cleonice.





MAIS PREMIAÇÕES




A aluna Maria conquista 2º lugar no JESC, na 1ª fase 



AÇÃO COMUNITÁRIA

A Escola Básica Municipal Maria Petroli tem em sua divisa o Lajeado Curtume que faz parte da sub-bacia do rio dos Queimados, uma das sub-bacias que compõem o território do Comitê Rio Jacutinga e Contíguas.
Hoje, é comum vermos os rios como receptores dos mais variados tipos de lixos, entulhos e rede coletora de esgotos das cidades. A problemática da sub bacia em questão é causada por esgotos domésticos e em seus leitos são despejados entulhos e lixos variados, além da poluição de agricultura, agroindústrias, suinocultura, bovinocultura e avicultura.
Essas fontes poluentes estão profanando os rios, tornando-os agentes na propagação de doenças e mau cheiro. Nossos rios estão morrendo devido ao modo de viver das populações atuais. O curso de água, que no início da colonização eram tão importantes, hoje só lhes sobrou o lixo e o descaso. Temos que lembrar que a água que chega até nossas torneiras provém dos rios. Por que poluímos as águas e depois pagamos para limpá-las?
A escola pode, ou é um espaço, onde se podem criar condições para que os alunos desenvolvam seu potencial a fim de tomar atitudes que venham a minimizar os impactos causados.

A Ação Comunitária, que aconteceu no sábado dia 16 de agosto, em parceria com SESC, EMBRAPA e CDA, EPAGRI, visou sensibilizar sobre a realidade que se encontra o Lajeado Curtume demonstrando a situação diagnosticada pelos alunos e apresentando-a comunidade.
Dobraduras


Embrapa









 Fanfarra



Histórias


Organização da Escola









Pintura de Rosto















Projeto Ambiental 




















 
 

Recreação 









Saúde