Concorrer à Direção Escolar significa firmar um compromisso de representação atuante e promissor perante a comunidade escolar. É desafiador. A escola precisa de propostas que possibilitem repensar o fazer pedagógico. Portanto, planejamento e espaço para discussão são garantias da democracia.
A diretora escolar eleita pelos pais, profissionais da educação e alunos é exemplo; para tanto, precisa ser dinâmica e competente. As funções desenvolvidas devem seguir os princípios da igualdade, do respeito e das leis.
O Plano Político Pedagógico – PPP deve ser o documento norteador das ações pensadas e aprovadas na escola. Desta forma, se não for construído em conjunto, não é um agente transformador do espaço escolar.
É fundamental que a escola esteja organizada. A vida funcional de todos os partícipes deve ser zelada, bem como, a documentação que é o registro da história desta unidade de ensino.
Cabe à diretora aplicar e prestar contas dos recursos destinados à escola com muita seriedade e aval da Associação de pais e Funcionários - APP e do Conselho Deliberativo.
A interação do grupo de trabalho depende da motivação e auxílio do gestor. O gestor que valoriza seu profissional, priorizando o fazer pedagógico, tende a harmonizar o grupo e garante a qualidade do ensino.
Por acreditar nesta prática pedagógica e administrativa, acredito que com o grupo de profissionais colaborando o trabalho desenvolvido será excelente, agradando a comunidade escolar, bem como garantindo a efetivação de uma Proposta de Educação Democrática.
Direção
Nenhum comentário:
Postar um comentário