Museu Igreja Pinheiro Preto
A Igreja Pinheiro Preto foi atingida pela Barragem da Usina
Hidrelétrica de Itá e relocada da Comunidade de Pinheiro Preto para o
Bairro dos Industriários, próximo à Escola Waldemar Pfeiffer. Possui
arquitetura típica italiana.
Produção textual
Igreja Pinheiro Preto
A Igreja de Pinheiro Preto é de arquitetura italiana, sua construção é de madeira de pinheiros de araucária encaixadas umas nas outras. Sua pintura por dentro é nas cores marrom e verde, que representam o solo e a vegetação.
Pinheiro Preto é uma comunidade de Concórdia e seu nome surgiu pois lá existiam muitos pinheiros e caboclos morando.
A colonização de Concórdia foi feita pelos imigrantes italianos e alemães provenientes do Rio Grande do Sul. E na comunidade de Pinheiro Preto se instalaram imigrantes italianos com suas famílias.
Naquele tempo a vida não era nada fácil, eles não tinham geladeira e conservavam a carne no sal, seus colchões eram feitos de palha e os travesseiros de pena. As roupas muitas vezes eram feitas dos sacos de mantimentos, como farinha e arroz, que a mãe costurava. Também se comprava o tecido e se fazia a roupa para todas as meninas e com outro tecido se costurava a roupa dos meninos, essa roupa era chique para se ir na missa de domingo, o tecido era a chita.
O meio de transporte daquela época era a carroça e as famílias não tinham muitos pertences.
A luz era de lampião com querosene ou vela.
As famílias tinham bastante filhos para ajudar nos serviços. As famílias se visitavam para conversar e ouvir rádio, isso era chamado de " Filó".
Aluna: Júlia de Mello Sutil 4º ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário