segunda-feira, 24 de abril de 2017

BIBLIOTECA RECEBE ACERVO

           A leitura é a maneira mais antiga e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento ou livro técnico, a diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. O fato é que somente escreve bem quem lê bastante.
           A leitura melhora o aprendizado dos estudantes, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, pois mantém o raciocínio ativo, além de proporcionar ao le
itor um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos. Quem lê muito conversa sobre qualquer coisa, e consegue formar opiniões bem fundamentadas.
          Na última semana, a biblioteca da Escola Maria Petroli teve seu acervo ampliado com a aquisição de muitos títulos.
       A ação foi realizada pelas doações de valor recebidas da comunidade escolar e tem como objetivos estimular a leitura e manter o espaço atualizado.
          Nas fotos, os alunos do 9º ano conferindo as novas coleções. 



quarta-feira, 19 de abril de 2017

Manchetes de Jornais - 4º ano

Manchete é a notícia principal de um jornal , é a notícia de maior destaque, de maior repercussão. Geralmente, a manchete é impressa na capa do jornal com letras muito grandes, para chamar a atenção do leitor.







Experiências no 4º ano

Os alunos do 4º ano da professora Luciane Costa Garcia, no dia de hoje estudaram sobre a Litosfera. Para compreenderem melhor o assunto fizeram uma série de experiêcias utilizando materiais coletados na escola. Podendo assim diferenciar material orgânico de inorgânico e os diferentes tipos de solos: arenoso, argiloso e humífero. 



terça-feira, 11 de abril de 2017

Cadernos do Jornal

Hoje, dia 11 de abril, os alunos do 4ª ano, da professora Luciane Costa Garcia, estudaram sobre os cadernos dos jornais. Cada aluno folheou um jornal, após a turma escreveu a lista de cadernos, sendo observado o que era publicado em cada um. A sistematização deu origem aos cartazes abaixo:









Projeto Jornal em Sala de Aula



Projeto 4º ano : Jornal em Sala de aula

A escola precisa preparar o aluno para o presente, pois tudo muda a todo instante. Precisamos começar em algum lugar, mas com pensamentos grandes, pois há a necessidade de expandir nossas ações ( sala de aula – escola – comunidade ).
O jornal é o recurso para se tratar o que se precisa, temos que chegar no fazer através dos temas transversais.
A escola deve formar cidadãos, pára isso deve haver a valorização da ética e do valor humano, a educação precisa ser mesmo uma educação de alfabetização emocional, tecnológica e sociopolítica, para que isso ocorra, a escola tem que abordar o que o aluno vai precisar em sua vida cotidiana.
Educação é vida e o jornal é a porta para discussões do nosso dia a dia.
Através do jornal criaremos no aluno o prazer da leitura, pois a sala de aula é o lugar da nossa existência onde o aluno descobrirá o por que de saber ler.
Devemos deixar de encher nossos alunos de tarefas para não poderem pensar e passar para uma educação como prática social, que impulsiona para o crescimento como membro atuante de nossa sociedade.
Usando o jornal como meio, resgataremos o ato pedagógico que anda a deriva.

OBJETIVO GERAL :

Incentivar a leitura, formando leitores críticos e conscientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

desenvolver a empatia aluno – jornal;
Familiarizar os alunos com as características da capa do jornal;
Incenticar a leitura de noticías diárias;
Integrar o jornal as famílias para criar o hábito da leitura;
Atualizar os conteúdos escolares com as matérias jornalísticas;
Estimular o aluno à discussão de uma realidade, desenvolvendo o espiríto crítico e formulando hipóteses de resolução dos problemas;
Analisar a imagem do jornal;
Ampliar o vocabulário através da leitura e escrita de textos jornalísticos.

ESTRATÉGIAS:
Apresentação do jornal;
Trabalhos em grupo;
Orientação da capa;
Orientação dos cadernos;
Debates sobre temas dos jornais;
Criação de propagandas;
Entrevistas com os pais e avós de como era os jornais no tempo deles;
Formar um jornal mural;
Reprodução de noticías através de desenhos; Pesquisa sobre os diversos tipos de textos jornalísticos; Reescritas de notícias lidas;
Jornal teatro;
Jornal musicado;
Fofoca construtiva;
Cad dia o aluno levará o jornal para ler com sua família;
Escrita de um jornal da escola;
Entrevista com jornalistas;
Visita a um jornal da cidade;
Trabalho de conteúdos com textos jornalísticos;
Criação de anúncios,
Pesquisa sobre horóspocos;
Criação do canto da leitura de jornais na escola.

Orientação da Capa do jornal 




Frisa da Vida

O 4º ano está estudando a história de SC e para entender melhor que todos nós temos uma história que integra uma maior, cada aluno construi sua Frisa da Vida.







segunda-feira, 10 de abril de 2017

Maria Petroli campeã do handebol no JESC

As equipes de handebol da Escola Básica Municipal Maria Petroli foram as grandes campeãs na modalidade de handebol, na disputa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), etapa municipal. A competição, que iniciou na terça-feira, 4, segue até esta sexta-feira, 7 de abril, com disputas em seis modalidades, nos dois naipes. Os vencedores em cada modalidade garantem vaga para a etapa Microrregional, que ocorre no fim do mês, aqui mesmo em Concórdia. Com a medalha de ouro no peito, nos dois naipes, as equipes do Maria Petroli já estão confirmadas no Microrregional.

O professor de Educação Física, Ademir Dambrós, que iniciou suas atividades no educandário neste ano, comemora o bom resultado. "Comecei o ano trabalhando a modalidade de handebol, que teve boa aceitação pelos alunos. Além das aulas normais, realizamos alguns treinos extras fora da escola e deu resultado", afirma o professor satisfeito, pois conduziu a equipe feminina e também a masculina durante a disputa dos JESC.

Ademir diz que vai intensificar a preparação para a etapa microrregional e tentar novamente um bom resultado. "Como na escola vou ter de ingressar em outras modalidades durante as aulas, faremos treinos de handebol fora", adiantou, ressaltando que o objetivo trabalhar especificamente para a competição. As equipes do Maria Petroli foram campeãs invictas, com cinco jogos disputados. O JESC local teve ainda a disputa do xadrez, tênis de mesa, voleibol, basquetebol e futsal. Esta última, apontará os campeões, no masculino, nesta sexta-feira, 7.