quinta-feira, 13 de maio de 2010

Hora do Conto

Hora do Conto
A Hora do Conto é um projeto que visa essencialmente atuar na área da promoção da leitura, procurando, entre outras coisas, ensinar, motivar e despertar as crianças para a importância do livro e da leitura, desde a mais tenra idade. Desde o início do ano letivo de 2010, a Hora do Conto ocorre semanalmente em sessões de 45 minutos para as turmas de Pré I á 4ª série, envolvendo cerca de 125 crianças. Na Hora do Conto as crianças ouvem histórias (contos, fábulas, …) que para além de serem recreativas, educativas, instrutivas e afetivas, procuram alargar horizontes, estimular a criatividade, criar hábitos de leitura, despertar emoções, estimular a socialização, desenvolvendo a atenção e a capacidade de escuta. A Hora do conto tem uma e grande importância para a formação dos futuros leitores, acreditando ser a contação de histórias uma forma de incentivo para o desenvolvimento do gosto da leitura. Objetiva-se demonstrar a importância do conto, pois quem ouve histórias desenvolve capacidades como o entendimento e compreensão e, com certeza, tornar-se-á um leitor crítico. A junção da literatura infantil e “contação” contribui para a formação do leitor por prazer e não por obrigação.
Bruxa Onilda vai a Paris
Tudo parece dar errado com a Bruxa Onilda: ela nasceu meio antes do tempo, quase morreu afogada ao cair na prancha de windsurf, seu marido sumiu no dia do casamento... Mas nem só de desgraças vive a Bruxa Onilda. Participar de suas aventuras divertidas, sempre cheias de bom humor e otimismo, é um prazer enorme, reservado só para aqueles que a conhecem de perto. Nessa história imagem só... A bruxa Onilda foi parar em París! Quando fica sabendo do concurso de moda que acontecerá em Paris, Bruxa Onilda não perde tempo: cria um figurino mais do que original e vai voando para lá. Só que a vassoura está com problemas mecânicos, e ela cai em pleno Museu do Louvre! Pobrezinha! Mas mesmo diante de tanta confusão, ela conseguiu vencer o concurso. A bruxa mais simpática dos tempos modernos conta suas intrépidas aventuras em Paris, que certamente proporcionou muito divertimento aos nossos pequenos leitores. Atividade: Já que Bruxa Onilda foi a um concurso de beleza e mudou o seu visual, confeccionamos uma máscara da bruxa, com os chapéus coloridos e modelos diferentes. Em algumas turmas além da máscara criamos um modelito novo para a bruxa com recorte e colagem.
A Joaninha Muito Preguiçosa
Esta é a história de uma joaninha muito preguiçosa. Ela gostava de dormir noite e dia. A joaninha era preguiçosa demais para voar, mas queria dormir em algum lugar diferente. Por isso, tentou pegar carona com os animais que passavam por perto. Uma história divertida e que leva a criança ao conhecimento dos mais variados animais. Atividade: As crianças pintaram um elefante e colaram uma joaninha na tromba, como contava o final da história “O elefante espirrou e a pobre da Joaninha acabou voando longe”.
Aprovação total
Asa de Papel
Personagens e objetos de cena, moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados, mostram uma sucessão de quadros bem-humorados, líricos, intrigantes, surrealistas... O tempo todo a personagem, sempre a mesma em situações variadas, está lendo um livro. Este - na verdade a grande personagem, a asa de papel que nos transporta -, é apresentado como fonte de prazer, de alegria, de informação, de sabedoria, como companhia, como refúgio. O texto - curto, exato, poético -, sem narrar propriamente uma história, conduz o leitor em um passeio cada vez mais repleto de expectativa, para um final inesperado.
Premiações: - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Prêmio Ofélia Fontes: O Melhor Para Crianças (1993) - Prêmio Jabuti/Câmara Brasileira do Livro: Melhor Ilustração (1994) - Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte): Originalidade em Literatura Infanto-Juvenil (1993)
Atividade: Como os livros estão voltanto para escola em mal estado criamaos essa Hora do Conto com a intenção de ensinar as crianças a importância do livro e os cuidados que devemos ter com ele. Separmos em três atividades :
1ª atividade A menina que odiava livros
http://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q
Atividade 2
Cuidados com o livro

Atividade 3
No video acima um dos cuidados com o livro é marcar a página com um marcador de página.
A terceira etapa da atividade foi a criação de dois marca página.

Nenhum comentário: