No sábado - 18/09, aconteceu no Memorial Atílio Fontana a fase final da III Edição do Projeto Poesia, da EBM Maria Petroli.Uma tarde cultural cheia de erudição e encanto. Os alunos-poetas a cada ano vão superando as expectativas e o projeto ganha força. A presença de autoridades da escrita, da arte, da fala e da cultura em geral, demonstram apoio ao projeto, que vislumbra ganhos para edição do ano que vem, com as novas idéias sugeridas.
A simplicidade, a timidez, a alegria e a beleza de pisar em um palco ou apresentar-se pela primeira vez em público, marcaram a vida de muitos alunos-poetas, ao mesmo tempo em que, num momento mágico, atentos, assistimos apresentações seguras, poéticas, declamações clássicas de alunos experientes. Quiçá, não estamos revelando, escritores, poetas ou artistas, que no futuro envaidecerão seus professores incentivadores e ao mesmo tempo serão motivo de orgulho para todos os Concordienses. Revelar talentos, não é o objetivo da EBM Maria Petroli e nem do Projeto Poesia, mas quem sabe, essa simples atividade não possa despertar o artista adormecido que o aluno guarda consigo.
Dentre tantas coisas belas que aconteceram, ouvir o Hino Nacional com som de violão e voz da professora Cleci foi de arrepiar. As poesias e as músicas de Noé de Vargas, que emocionado derramava lágrimas ao lembrar da mãe e do pai, remeteu-nos num flash, lembrar de nossa infância e dos momentos maravilhosos que vivenciamos naquela fase. A voz de Marcos Terras, que viajou apressado para não perder o evento, anunciava a cada poesia um novo encontro, uma surpresa, de um ser que a cada dia é mais emoção, alma ou poeta talvez. A humildade, que se fez presente em parceria com José Varella, declamou poesias homenageando Concórdia e a EBM Waldemar Pfeifer ainda em rascunho, com um sentimento que já lhe renderam quatro livros. Simone Talim, Sandra Roman que é Superintendente da Fundação de Cultura, Rosani - Responsável pelo Memorial, todos os pais, alunos, professores e tantos presentes ávidos por cultura, poesia, convivência e a beleza do Memorial, não nos resta dizer mais nada, só um enorme muito obrigado, de toda a comunidade EBM Maria Petroli.
Um comentário:
Muito bem alunos e professores pelo exelente trabalho.Dire Nádia
Postar um comentário