quinta-feira, 9 de setembro de 2010
XADREZ & POESIA
Há muitos anos o Xadrez vem se destacando como ensino regular nas escolas por proporcionar aos alunos o desenvolvimento da atenção, concentração, raciocínio abstrato, imaginação, memória visual e a criatividade, despertando no educando o espírito reflexivo e critico ampliando a capacidade de planejamento e tomada de decisões.
O Xadrez possibilita a formação de conceitos para a transformação e reconstrução do conhecimento, viabilizando o estabelecimento de relações entre os conteúdos curriculares e os desenvolvidos com a atividade lúdica do Xadrez e assim demonstrando os aspectos positivos do Xadrez na escola como: recreação, esporte, cultura, etc...
A escola desenvolveu um projeto de poesia interdisciplinar, provocativo, educativo e, sobretudo que alimente o hábito para a leitura. Com o objetivo de tornar a poesia prática constante para sensibilizar o cidadão do que acontece no nosso dia-a-dia, a injustiça, a paixão, a perda, a ilusão, a morte, a esperança, o amor, enfim, a imaginação e a graça.
Para a disciplina de Xadrez desenvolveu-se várias atividades na mostra de poesia, entre elas:
• Leitura de vários poemas para os alunos de 3º anos e 4ª série, de autores diferentes e construídos por outros alunos.
• Produção de poesias sobre o xadrez com os alunos e realização de mostra na sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário