quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Ações do projeto: Lajeado Curtume sua história ontem, hoje e qual será seu futuro?



No dia 02 de agosto de 2013 os alunos da 7ª série em conjunto com os alunos Dâmaris Von Dentz e João Augusto Porto, acompanhados pela Orientadora Dionês Robini Del Posso e pela professora Liluana Bernardi, realizaram entrevista com moradores ribeirinhos do Lajeado Curtume. Foram entrevistadas 48 familias, das quais 27 residem em casa própria e as demais em casa alugada ou emprestada. A média de moradores em cada casa é de 03 pessoas. A água utilizada é da CASAN, porém 05 moradores se beneficiam com água de poço.
A pesquisa aponta que a maioria do esgoto das casas vai para caixas sépticas e o lixo produzido é colocado para o lixeiro levar, sendo que a metade dos entrevistados faz a compostagem. Os terrenos são limpos em média a cada 15 dias.
Os moradores entendem que a responsabilidade sobre o rio é de todos, população e prefeitura. Para os entrevistados o rio Lajeado Curtume é um rio poluído com esgoto e lixo, sem mata ciliar e sem espaço para correr.
Para mudar esta visão, os entrevistados, colocam a necessidade da colaboração de todos, com mais respeito pelo rio, limpeza geral, não jogar mais lixo, desenvolver nas pessoas mais consciência de defesa por ele, retirar os encanamentos de dentro dele e plantar mais mata ciliar.
Eles afirmam que podem contribuir para mudar essa situação construindo valas sépticas em suas casas, fazendo um mutirão de limpeza do rio, reciclando seu lixo, reflorestando as margens do rio, cobrando do poder público ações de melhoria e  participando de reuniões para tratar sobre o assunto.
Ficamos muito felizes com as informações que obtivemos da comunidade e em saber que todos estão a fim de colaborar de alguma maneira em revitalizar nosso rio.



Nenhum comentário: