quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Reunião do Projeto TSGA na EMBRAPA

Na tarde da sexta-feira, dia 9/08, a Professora orientadora do projeto Lajeado Curtume  Luciane Costa Garcia e a orientadora da escola Diônes R. Del Posso participaram na EMBRAPA  da  reunião do Projeto Tecnologias Sociais para Gestão da Água (TSGA). Nesta foi feita a apresentação geral do projeto TSGA II – segunda fase e as ações previstas para acontecerem no âmbito da região Oeste de Santa Catarina.

O objetivo geral o projeto é o de “aumentar a capacidade de gestão local de comunidades de bacias hidrográficas em Santa Catarina, através da disseminação de experiências de sucesso sobre o uso eficiente da água na produção de alimentos e de saneamento básico rural em regiões pilotos, realizadas com a participação de usuários e sociedade”.

A estrutura proposta para esta nova edição do projeto TSGA é integrar melhor as atividades setoriais de tecnologias sociais e as ações de capacitação e de educação ambiental para a gestão da água. A continuidade do projeto TSGA estará fortalecida através da implantação do Centro de Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (Cetragua), com recursos provenientes da Petrobras Ambiental e da FINEP. 

Em setembro, ou na primeira quinzena de outubro, uma nova reunião deve definir a primeira etapa do trabalho do Projeto.


A reunião de sexta contou com participação do coordenador estadual do Projeto, professor Paulo Belli Filho, do Departamento de Engenharia Ambiental da UFSC; e do assistente executivo do projeto, Hugo Gosmann. Além disso, estiveram presentes representantes das seguintes entidades: Queimados Vivo, Ecopef, Comitê da Bacia do Rio Jacutinga, Epagri-Cepaf, CDA-Itá, Escola Básica Municipal Maria Petroli, prefeitura de Chapecó, Consórcio Lambari e Embrapa Suínos e Aves.




Nenhum comentário: