quarta-feira, 4 de junho de 2014

Maria Petroli é premiada com bolsa de Iniciação Científica na II Mocisc

Mocisc

Nos dias 25 e 26 de outubro, aconteceu, na Universidade do Contestado, a II Mostra Científica da Região do Contestado (Mocisc), com objetivo de fomentar a implementação de mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem e  colaborar na inclusão social e na convergência da qualidade de vida e do desenvolvimento regional.
A Escola Básica Municipal Maria Petroli participou com o projeto Lajeado Curtume sua História: Ontem e Hoje. A aluna DÂMARIS CESCO VON DENTZ e o aluno JOÃO AUGUSTO PORTO, sob orientação da professora Maritânia Schmidt e do professor Carlos Comassetto foram premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq para continuidade do projeto.

Orientadores destacam que o projeto tem o objetivo de chamar a atenção da população quanto à situação drástica de poluição em que se encontra o Lajeado Curtume, bem como os demais rios da região. Estes que já foram fontes de subsistência e lazer, hoje em sua maioria, são apenas canais para escoamento de lixo e esgoto. Porém a água que chega até torneiras provém destes cursos d’agua. Na verdade temos cada vez mais que empregar recursos para limpar o que o homem suja. Então por que sujar?

Para Dâmaris, foi uma experiência nova e de grande aprendizado através do projeto pude demostrar a situação do Lajeado para toda comunidade. João também está otimista e desabafa: “a situação pode ser minimizada com ações de reeducação da população.

A diretora da unidade escolar, Cleonice Bison, agradece alunos, professores, palestrantes, funcionários e pais que auxiliaram no projeto e lembra que se o resultado foi positivo sem recursos financeiros, no ano de 2013, com as bolsas de estudos, a tendência e que mais ações sejam realizadas




Nenhum comentário: