No
presente trabalho relatamos uma pesquisa investigativa onde procuramos
comprovar o desperdício de papel e fornecer opções para a redução do mesmo. Todos
os dias observávamos uma grande quantidade de lixo reciclável sendo retirado
das dependências de nossa escola e o que mais nos intrigou foi que a maioria
era papel. Por isso resolvemos fazer uma investigação da origem desse material,
recolhemos lixo reciclável das salas de aula durante o mês de maio de 2015 e
separamos o papel dos demais objetos. Recolhemos cinco sacos de vinte quilos de
papel picado e usado e dois sacos de folhas desperdiçadas inteiras em branco, com o mínimo usado e utilizadas apenas de um
lado. Utilizamos as folhas totalmente
usadas e os pedaços para produzir novas folhas para uso nas aulas de artes. Com
essa investigação concluímos que realmente há um grande desperdício de papel em
nossa escola. As turmas de educação infantil foram que menos produziram lixo, o
8º e 7ºano os que mais produziram o que nos levou a refletir que na medida em
que os alunos vão ficando mais velhos, acaba aumentando o desperdício. Observamos
uma grande quantidade de atividades impressas que poderiam ter sido evitadas, se
os alunos as copiassem, economizando papel, tinta e energia. Outro dado
observado foi que os professores não reciclavam seu lixo de maneira correta,
por isso foi sugerido um lixo de rejeito na sala dos professores. Encontramos
um grande número de papel de balas, chocolates, bolachas e chicletes em nosso
lixo reciclável o que nos faz concluir que há a necessidade de se trabalhar alimentação
saudável com as turmas de nossa escola. Outro dado que também nos chamou a
atenção foi o grande número de material escolar desperdiçado: folhas de
caderno, almaço, sulfite, lápis, borracha, apontador, réguas e canetas jogados
fora que poderiam ainda ser utilizados, o que mostra que nossos alunos não
estão conscientes dos preços destes produtos e do mal que estão causando ao
meio ambiente.
Professora: Luciane Costa Garcia.
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