terça-feira, 13 de junho de 2017

Visita Estudo ao "O Jornal" .

QUARTO ANO VISITA O JORNAL

Alunos aprendem como é elaborado e impresso o jornal.

    Os alunos do 4ªano da professora Luciane Costa Garcia, da Escola Básica Municipal Maria Petroli, no dia oito de junho fizeram uma visita ao " O Jornal" no bairro das Nações em Concórdia SC para vivenciarem como é elaborado o mesmo.
    Está turma tem estudado sobre as partes de um jornal, capa e cadernos, além de estarem escrevendo textos jornalísticos e lendo semanalmente as noticías escritas divulgadas.
    Por isto, nesta quinta-feira passada , a turma fez uma visita ao " O Jornal" onde foram recebidos pela jornalista Ana Hekenblaikner.
    Foi feito um passeio pelas instalações físicas e apresentados os jornalistas que escrevem as noticías.
    A repórter explicou sobre a capa , que é formada pelo cabeçalho, manchete ( noticía mais importante), chamadas, foto de uma noticía e anúncios. Também falou sobre os cadernos que compõem o jornal.
    Um texto jornalístico é composto de um título principal, um subtítulo, o texto em si e alguns apresentam foto com a explicação sobre a mesma. A repórter enfatizou que um texto jornalístico tem que responder as seguintes perguntas: Quem? Quando? Onde? O quê? Por quê? 
    Um jornal vive dos anúncios, reportagens pagas ( que ficam contornadas) e das assinaturas.
    O " O Jornal" surgiu dentro da antiga SADIA, existia um rádio e um jornal, a rádio virou a Rádio Rural e o jornal foi vendido para Gildo Vezaro. O " O Jornal" fará mês que vem 43 anos de existência.
    Durante a semana temos jornal circulando nas quartas-feiras e sábados. Esses jornais são impressos por uma máquina vinda dos Estados Unidos que possui cinco torres com cores diferentes: vermelho, azul, amarelo e duas de preto. O técnico responsável é o Jarbas que explicou que quatro homens trabalham na impressão, que pode fazer dezesseis páginas por vez e que em uma hora pode imprimir até 25 mil cópias. A bubina de papel dessa máquina é de 11 km.

 Texto coletivo do 4º ano
    




























Nenhum comentário: