sexta-feira, 24 de abril de 2015

MODELO DE SOCIEDADE QUE ÍNSITA O CONSUMO

        A Escola Básica Municipal Maria Petroli desenvolve a mais de uma década o Projeto Ambiental que trabalha com a realidade do rio Lajeado Curtume. Em 2013, o projeto enfocou sobre a poluição. Constatou-se que a população local produz elevada quantidade de lixo e há desperdício de bens naturais. Partindo do pressuposto, em 2014, foi reorganizado o projeto para levar ao conhecimento da comunidade a necessidade de consumir o necessário e compreender o modelo de sociedade que ínsita o consumo.
        Dessa forma, a temática discutida passou a ser: Consumo sustentável. As sub temáticas debateram temas como a água, lixo, alimentação, fontes de energia e a influência das mídias. Parceiros como CDA, EPAGRI E PROJETO LAMBARI contribuíram nos trabalhos através de ações que apontaram caminhos sustentáveis, tais como: projeto de construção de cisterna como medida de economia da água potável; recolhimento do lixo do pátio da escola e passeio pelo bairro para averiguar a situação; pedágios ambientais; oficinas pedagógicas com reciclados que viraram brinquedos, jogos pedagógicos, materiais artísticos, etc; palestra sobre Saneamento Básico; construção e estudos sobre composteira; revitalização dos jardins; oficina Cores da Terra (confecção de  tintas com tipos de solo diferentes para pintar os palites usados na decoração da Escola;  confecção e distribuição de  folder informativo sobre coleta seletiva, como separar seu lixo, compostagem, tratamento de esgoto; entrevistas com trinta e cinco famílias; construção de horta escolar e plantio de saladas e temperos; palestra com nutricionista sobre o tema  alimentação saudável e aumento do lixo; confecção gibis sobre fontes de energia; ação comunitária;
       Assim, é notório a criticidade dos alunos  referente  ao  tema consumismo. O trabalho realizado determinou hábitos mais saudáveis, principalmente na alimentação, no encaminhamento do lixo, no cultivo da horta escolar e ajardinamento, além da clareza da influência da mídia sobre o que determina ser importante e as intenções.
      Aguardem...
      Em 2015 teremos novidade.....

Nenhum comentário: